Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
    Publication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Maria Manuela; Duarte, Maria Manuela Rebelo
    O objetivo principal deste estudo Ă© identificar a diferença entre a perceção de estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.o ciclo de ensino superior quanto Ă s competĂȘncias desenvolvidas no seu percurso de formação e a de contabilistas certificados sobre a importĂąncia dessas competĂȘncias para o desenvolvimento da atividade profissional, no cenĂĄrio portuguĂȘs. ConstruĂ­ram-se dois questionĂĄrios por inquĂ©rito, um para os estudantes finalistas e outro para os contabilistas certificados, tratando duas categorias de competĂȘncias associadas ao ensino superior da Contabilidade: gerais e especĂ­ficas. Obteve-se um total de 345 respostas para os estudantes finalistas e 392 para os contabilistas certificados. Na anĂĄlise dos dados foi utilizado o mĂ©todo estatĂ­stico descritivo. A anĂĄlise aos resultados permite concluir que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competĂȘncia geral mais desenvolvida, enquanto os contabilistas certificados consideram a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensĂŁo da linguagem tĂ©cnica contabilĂ­stica Ă© a competĂȘncia especĂ­fica percecionada como a mais importante e a mais desenvolvida na formação superior. Procurou-se acrescentar evidĂȘncia cientĂ­fica que contribui para um melhor conhecimento das competĂȘncias que os estudantes, futuros contabilistas, percecionam que devem obter para atender Ă s necessidades dos empregadores. Esta investigação pode, tambĂ©m, servir de fundamento para promover futuras mudanças nos mĂ©todos de ensino, procurando uma maior convergĂȘncia entre a formação superior de Contabilidade e o que o mercado de trabalho procura.