Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Meireles Teixeira, Marta Susana

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • O processo de medir: utilização de três réguas distintas: um estudo no 3.º Ano de Escolaridade
    Publication . Meireles Teixeira, Marta Susana; Serrazina, Maria de Lurdes
    Este artigo tem como objetivo compreender o processo de medir dos alunos, aquando da exploração de uma tarefa que inclui a utilização de três réguas distintas, régua com marcações da unidade de medida, régua partida e régua padrão, através da discussão das estratégias de resolução dos alunos e das ações do professor e da investigadora no momento de discussão coletiva. A tarefa apresentada, de natureza exploratória, faz parte de uma sequência de tarefas integrada numa experiência de ensino realizada no 3.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa na modalidade de investigação baseada em design. A recolha de dados realizou-se em contexto educativo, através da observação participante, e envolvendo vários instrumentos: gravações vídeo, registos fotográficos, registos escritos dos alunos e notas de campo. A análise de dados é centrada na análise de conteúdo do momento de discussão coletiva da tarefa. São analisadas as resoluções dos alunos relativamente ao processo de medir e as ações do professor e da investigadora, na condução daquele momento. Dos resultados, conclui-se que houve alterações no conhecimento dos alunos, tanto a nível conceptual como processual, embora continuem a existir algumas fragilidades no conhecimento conceptual. Destaca-se a discussão coletiva como momento facilitador dessas alterações, assim como as ações do professor e da investigadora, como contributos para a aprendizagem.