Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Informação da dosimetria individual pelas organizações de saúdePublication . Raminhas Carapinha, Maria João; Tavares, A. B.; Freire, LuísA aplicação das radiações ionizantes na área da medicina tem vindo a crescer desde o século passado. Na área da medicina, existem três especialidades principais que desenvolvem as suas actividades recorrendo à aplicação de radiações ionizantes, no âmbito do diagnóstico e da terapêutica: a Medicina Nuclear, a Radiologia e a Radioterapia. Salienta-se uma quarta área, a Cardiopneumologia quando actua na cardiologia de intervenção. Segundo o Decreto-Lei nº 222/2008, de 17/11, cabe às Organizações de Saúde (OSs) a responsabilidade de assegurar a monitorização individual dos trabalhadores expostos a radiações ionizantes, a monitorização dos locais de trabalho e a vigilância médica dos trabalhadores expostos. No que respeita à monitorização individual dos profissionais, as OSs determinam qual e empresa que procederá ao fornecimento e leitura dos dosímetros, não esquecendo no momento da contratação o Decreto-Lei nº 222/2008, de 17/11, artigo 10, que salienta que a monitorização individual dos trabalhadores da categoria A deve ter uma periodicidade mensal, assim como as leituras de dosimetria individual também devem ser mensais. Todos os profissionais têm o direito de aceder a todos os dados referentes à sua monitorização individual das doses de radiação, incluindo os resultados das medições, individuais ou de área que levaram à estimação das doses recebidas. O objectivo geral deste estudo é verificar se as OSs notificam/informam os profissionais de saúde expostos a radiações ionizantes das leituras de dosimetria individual e com que periodicidade.
- Exposição ocupacional em medicina nuclear em PortugalPublication . Sousa, Carlota Leonardo de; Delgado, Helena; Ferreira, Rita; Raminhas Carapinha, Maria JoãoObjetivo do estudo: Divulgar a evolução da exposição dosimétrica dos trabalhadores dos Serviços de Medicina Nuclear em Portugal, com destaque dos Técnicos de Medicina Nuclear (TMN) e alguns fatores que influenciam a sua dose efetiva.
- Conhecimentos, atitudes e práticas dos estudantes em relação à exposição ocupacional a radiações ionizantesPublication . Sousa, Bruna; Canhoto, Joana; Grilo, Ana; Ferreira, Aida; Caetano, Marco; Fonseca, Virgínia; Raminhas Carapinha, Maria JoãoOs estudantes de ensino superior de algumas áreas da saúde possuem risco de exposição a radiações. Este facto levou à necessidade de aplicação de legislação, bem como à definição de estratégias de proteção contra radiações. Assim, está regulamentada a obrigatoriedade de monitorização individual através de dosímetros individuais dos sujeitos suscetíveis de receber “doses anuais superiores a um décimo dos limites da dose anual fixada para os trabalhadores”. Não obstante a existência de regulamentação a literatura tem vindo a apontar para a existência de desconfianças e incertezas quanto aos valores das leituras dosimétricas. Denota-se ainda que as perceções de riscos são subjetivas e que influenciam fortemente os comportamentos e atitudes dos sujeitos. Objetivos do estudo: 1) Avaliar o grau de confiança dos estudantes de saúde, expostos a radiações ionizantes, nas leituras de dosimetria individual; 2) Avaliar atitudes/comportamentos dos estudantes expostos a radiações ionizantes; 3) Delinear um plano de intervenção para potenciar mudanças de comportamentos/atitudes, no sentido de os otimizar em Proteção e Segurança contra as Radiações.