Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios
    Publication . Tavares, David
    Trata-se de um texto introdutório ao tema «Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios», debatido no Encontro Nacional de Sociologia da Saúde, e no qual se apresenta, sumariamente, as comunicações dos respectivos autores.
  • Tendências dos processos de profissionalização no campo da saúde
    Publication . Tavares, David
    Neste artigo, resultante de uma comunicação proferida nas III Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, abordam-se as dinâmicas presentes nas relações profissionais e as tendências dos processos de profissionalização que ocorrem no campo da saúde. O trabalho de investigação empírica, realizado no quadro de um estudo de caso sobre os técnicos de cardiopneumologia e o desenvolvimento da reflexão sobre o tema, constituem o ponto de partida da análise sobre o tema que toma como referência o conjunto dos grupos socioprofissionais deste setor. Após enquadrar os contextos de transformação social que têm ocorrido desde as últimas décadas do século XX e a forma como incidiram no campo da saúde, bem como na recomposição dos respetivos grupos socioprofissionais, salientam-se cinco tendências relativas aos processos de profissionalização observadas neste setor, relacionadas com as relações de poder e dominação profissional; os efeitos da delegação de tarefas e competências ao nível da transferência de legitimidade entre os grupos socioprofissionais; o grau de autonomia; a variabilidade das situações quotidianas ocorridas em diferentes contextos de trabalho que se traduz numa disparidade de tendências muitas vezes contraditórias e paradoxais entre si; o efeito das alterações recentes nos cenários de inserção profissional, num contexto de crescente precariedade e desregulação do mercado de trabalho.
  • O turismo no contexto das mudanças sociais do campo da saúde
    Publication . Tavares, David
    O turismo de saúde tem sido pouco estudado numa perspetiva sociológica, não obstante se consubstanciar como um fenómeno social crescente em diversos países e as tendências do seu desenvolvimento refletirem alguns dos vetores principais de mudança social do campo da saúde. A proposta deste artigo é fazer uma abordagem preliminar sobre a relação que se estabelece entre a reconfiguração do turismo de saúde e os processos de mudança social ocorridos nas últimas décadas no domínio da saúde. Tendo por base um projeto de investigação em curso (“Inovação e futuro: Contribuição para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa”), com recurso a uma metodologia qualitativa, analisa-se a relação entre o desenvolvimento do turismo de saúde e a evolução das formas de percecionar e experienciar a saúde, a doença e o corpo nas sociedades contemporâneas que tem originado o alargamento e reconfiguração destes domínios e suas fronteiras.
  • Saúde e desigualdades sociais: um tema revisitado a partir de uma investigação empírica
    Publication . Tavares, David
    Introdução: A maioria dos estudos sobre este tema tem salientado a existência de uma forte relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde. Objetivo: Revisitar o tema das desigualdades sociais em saúde nas últimas três décadas, a partir de uma investigação empírica realizada no Município de Loures, situado na Área Metropolitana de Lisboa, Portugal. Métodos: O universo de estudo foi constituído pela população do Município de Loures com 18 anos ou mais. Foi adotada uma metodologia quantitativa, centrada na aplicação de um inquérito a uma amostra representativa do Município em estudo, estratificada por sexo, idade e área de residência. Foram realizados 1100 inquéritos, por entrevista, em todas as freguesias do Município. Resultados: Os resultados revelam acentuadas assimetrias entre as classes sociais relativamente a diversos factores, como o tipo de acesso aos serviços de saúde (público/privado), às consultas de medicina dentária, bem como a adoção de práticas preventivas como o controlo do peso ou os cuidados particulares com a alimentação. Por outro lado, verificam-se práticas transversais às diferentes classes sociais, como a frequência regular de consultas e exames médicos, devido, em grande parte, à universalização do acesso aos serviços públicos de saúde. A mesma tendência de relativa transversalidade entre as classes sociais está igualmente presente na regularidade de consumo de medicamentos. Conclusão: O aprofundamento do estudo da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades em saúde pode constituir um suporte importante para a implementação de linhas de intervenção social e política sustentável.
  • Medication use for the management of professional performance: between invisibility and social normalisation
    Publication . Lopes, Noémia; Tavares, David; Pegado, Elsa; Raposo, Hélder António; Rodrigues, Carla
    This article aims to explore pharmaceuticalisation processes in professional work contexts. The approach focuses on identifying patterns of medicine and dietary supplement use for managing work performance, and on discussing the relationship between these consumption practices and work-related pressure factors. This analysis adapts the notions of 'normalisation' to understand the extent of cultural acceptability of these practices, and the notion of 'differentiated normalisation' to capture the tension between the trend towards normalisation of such consumption and its partial social (in)visibility within work settings. Empirical support for this analysis is based on a sociological study conducted in Portugal on professions under high performance pressures. The study involved three professional groups - nurses, journalists and police officers. A mixed methods approach was used, including focus groups, questionnaires and semi-structured interviews. Overall, the results show a trend towards the use of medicines and supplements for performance management, which reveals itself as a cultural response to work-related social pressures. Such consumption coexists with irregular patterns of either occasional or long-term use, as well as heterogeneous processes of 'normalisation' and 'hidden' consumption. Conclusions point to a social interconnection between the intensification of work pressures and the pharmaceuticalisation of work performance.
  • O Congresso Português de Sociologia e as tendências de evolução da sociologia da saúde em Portugal
    Publication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Carapinheiro, Graça
    Nesta comunicação de abertura da área temática de Sociologia da Saúde, procede-se a uma breve reflexão acerca das tendências relativas à produção sociológica que se vai realizando em Portugal no domínio da saúde, tomando como ponto de partida os trabalhos apresentados nas diferentes edições do Congresso Português de Sociologia. A reflexão decorre em torno de cinco tendências centrais: tendência para o crescimento (1), para a maior diversidade temática (2), para o rejuvenescimento (3), para a escassa reflexão em torno das práticas profissionais dos sociólogos (4) e para a internacionalização (5).