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- Mudanças no trabalho e nos grupos profissionais: novas pressões sociais para o desempenhoPublication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Gonçalves, CarlosO contributo desta comunicação consubstancia-se na reflexão que tem sido elaborada, no âmbito de um projeto de investigação em curso (PTDC/SOC/30734/2017), acerca das mudanças que estão a ocorrer nas sociedades contemporâneas relativamente à natureza do trabalho e às condições contextuais em que o trabalho é realizado, ao impacto dessas mudanças na reconfiguração dos grupos profissionais e ao modo como essas transformações geram um aumento da pressão para o desempenho sobre o quotidiano dos indivíduos. Nos últimos anos importantes mudanças sociais reconfiguraram o “mundo do trabalho” nos países europeus, assumindo expressões estruturais ao nível dos diversos grupos profissionais que incidem de forma específica em cada um desses grupos. Essas mudanças consubstanciam-se na expansão acelerada da tecnologização do trabalho, na reformulação e na emergência de novos perfis profissionais, na diminuição da autonomia profissional, na assunção dos parâmetros do novo profissionalismo que assenta em modelos gestionários de custo/benefício, na feminização, na irregularidade e no prolongamento dos horários de trabalho, mas também na precarização dos vínculos contratuais e na instabilidade laboral, afetando, de modo mais expressivo, os profissionais na fase inicial das suas trajetórias no mercado de trabalho. Observa-se que as mudanças apontadas têm conduzido ao acentuar da pressão sobre o desempenho profissional (em termos físicos, cognitivos, emocionais e relacionais) e sobre o quotidiano dos indivíduos, num quadro de interdependência contextual entre as esferas profissional e pessoal. As principais transformações gerais que ocorrem nos contextos de trabalho não são lineares nem incidem sempre do mesmo modo mas, pelo contrário, traduzem-se de forma muito variável em função da especificidade dos diferentes contextos organizacionais e da atividade dos diferentes grupos profissionais, por exemplo a tecnologização do processo de trabalho ou a precariedade das relações contratuais expressam-se de modo muito distinto em diferentes contextos organizacionais e profissionais. Por sua vez, verifica-se uma interdependência contextual entre os domínios da pressão para o desempenho profissional e da pressão extraprofissional, nem sempre sendo clara a delimitação da fronteira que os separa, em diversos níveis. Para a sustentação e operacionalização destas linhas de reflexão, recorrer-se-á a dados preliminares do projeto em curso.
- Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafiosPublication . Tavares, DavidTrata-se de um texto introdutório ao tema «Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios», debatido no Encontro Nacional de Sociologia da Saúde, e no qual se apresenta, sumariamente, as comunicações dos respectivos autores.
- Reflexões em torno do ensino da sociologia em cursos de tecnologias da saúdePublication . Tavares, DavidCom este artigo, pretende-se dar conta da reflexão resultante da experiência de ensino da sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, nos últimos 12 anos. Após um breve enquadramento do contexto em que decorre esta experiência e da sua especificidade, procuram identificar-se os principais constrangimentos e questões que se foram colocando durante a prática lectiva das disciplinas de sociologia, relacionados com obstáculos epistemológicos e dificuldades referentes à articulação entre a mobilização de uma linguagem necessariamente compreensível para os estudantes e o imperativo de apresentação rigorosa dos temas propostos bem como com às vantagens e potenciais riscos da introdução de componentes de investigação. Por outro lado, abordam-se os objectivos e analisa-se o contributo do ensino da sociologia para a formação de técnicos de saúde, considerando a variabilidade do alcance das aprendizagens realizadas pelos (ex)estudantes.
- Tourfly – Inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de LisboaPublication . Joaquim, Graça; Moreira, Raquel; Gustavo, Nuno; Tavares, David; Santos, Ezequiel; Trindade, Pedro A.; Tristão, Rodolfo; Afonso, Victor; Belo, MiguelEste livro constitui-se como um dos quatro resultados finais do projeto Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa-01-0145-Feder-023368). Os resultados do projeto estão consubstanciados em quatro grandes temas, a saber: o livro, que integra parte dos contributos e processos de aprendizagem no contexto do projeto; a app Tourfly para Ios e Android que trabalha dez áreas temáticas com propostas de itinerários e pontos de interesse no contexto das áreas abordadas; os oito protótipos de modelos de negócio nas áreas trabalhadas, disponíveis no nosso endereço web, www.tourfly.pt e que constituem uma partilha com a comunidade, ou seja, qualquer cidadão pode implementar qualquer um dos modelos de negócio estudados e prontos a serem usados. Finalmente, as propostas de eventos também comunicadas e partilhadas através do endereço web. O endereço web terá uma comunicação massiva a partir do final de Abril e durante o mês de Maio teremos três Encontros de divulgação do Tourfly, atempadamente divulgados, a acontecerem no Palácio Nacional de Queluz, na Biblioteca Camões e na Casa Mãe - Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Em Sintra, Lisboa e Palmela. Porque estamos a trabalhar a AML. O objectivo central do Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na AML, protagonizado por três instituições (ESHTE, ISCTE-IUL e IPL) com nove investigadores, foi operacionalizar as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos atores, quando as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas plurais e territorialmente desconcentradas e integradas. A estratégia metodológica central escolhida assentou claramente nas metodologias intensivas com técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tendo como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajetórias pessoais e territoriais dos atores envolvidos. Predomina no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspetivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos.
- A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos studantes: uma leitura sociológica dos resultados de um inquéritoPublication . Tavares, David; Carvalho, Carolina; Santos, JoãoNeste capítulo analisam-se as trajetórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projeto «Feedback, Identidade e Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajetórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas pedagógicas e as perceções dos alunos relativamente à escola.
- Transformações do trabalho em contextos de pressão para o desempenho profissionalPublication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Gonçalves, Carlos ManuelO presente artigo consubstancia-se numa reflexão teórica sobre as transformações na natureza e nos tempos de trabalho em contextos de elevada pressão para o desempenho, tendo por base três grupos profissionais: jornalistas, enfermeiros e polícias. Salientam-se as tendências para o aumento das competências tecnológicas e digitais, do controlo sobre o trabalho sob a forma de tecnovigilância, do escrutínio sobre a atividade dos profissionais, e do caráter totalizante do trabalho, em termos temporais e espaciais, o que gera uma sobreposição entre os domínios profissional e pessoal/familiar.
- A inserção profissional dos diplomados da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa: regularidades e singularidadesPublication . Medeiros, Nuno; Raposo, Hélder António; Tavares, DavidÉ hoje cada vez mais frequente a constatação relativa ao modo como várias alterações ao nível da estrutura económica dos países desenvolvidos têm vindo a subverter e a inviabilizar as tradicionais lógicas de interpretação da realidade que tendiam a pôr a tónica na existência de uma transição linear entre escola e o mercado de trabalho. Factores como a massificação do ensino superior ou as novas dinâmicas das economias globalizadas em que paralelamente aos novos imperativos de competitividade, flexibilização e (des) regulação dos mercados se configuram ciclos de crescimento económico mais curtos e voláteis, impõem agora novas leituras que têm como pano de fundo a incerteza e a imprevisibilidade na vida individual e colectiva. Também em Portugal, sobretudo a partir de finais da década de 80, se têm vindo a acentuar algumas dificuldades, não só ao nível da empregabilidade dos diplomados do ensino superior, mas também ao nível da sua inserção profissional no âmbito das diferentes áreas científicas de formação. Apesar de se poder sustentar que a ressonância deste problema social surge simplificadamente empolada por alguns discursos e visões catastróficas acerca da perda de importância do ensino superior e da crescente desadequação da sua oferta formativa, este não deixa de se constituir como um fenómeno estrutural cada vez mais complexo e problemático, nomeadamente porque os períodos de inserção se tornaram mais longos e as posições no mercado de trabalho se diversificaram consideravelmente. Com efeito, também no campo das tecnologias da saúde se verificaram alterações profundas nos cenários de empregabilidade, por via da alteração da relação entre a oferta formativa e a oferta de trabalho/emprego. Até ao início desta década, o desemprego não constituía um problema nas diferentes áreas funcionais das Tecnologias da Saúde. Existia, pelo contrário, uma oferta de trabalho superior à procura, o mercado absorvia os diplomados e criou a possibilidade de acumulação do exercício profissional para grande parte destes profissionais. Com esta comunicação, pretende-se explorar a problemática teórica da inserção profissional dos diplomados do ensino superior a partir de um trabalho de investigação empírica levado a cabo no âmbito da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Para além das preocupações de comparabilidade.