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- Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa: quando o género influenciaPublication . Gama, Ana; Veríssimo, Ana; Tomás, CatarinaA visibilidade social, académica, mediática e o esforço político e legislativo para regular e prevenir o fenómeno da violência nas suas múltiplas facetas (género, sexual, namoro, etc.) são atualmente uma realidade. A violência continua, ainda, a ser um fenómeno complexo atravessado por discursos e processos difusos que potenciam a sua invisibilidade, inclusive no ensino superior. O estudo é de natureza mista e pretende caracterizar a violência no namoro, aferir a prevalência dos diferentes tipos de abuso e analisar as estratégias de resolução de conflitos. A amostra é constituída por 371 estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo 324 do sexo feminino e 47 do sexo masculino, com uma média de idades de 21,5 anos. Os dados apontam para a presença de violência no namoro, sendo que o tipo de abuso sofrido com maior prevalência é o emocional ou verbal, e são as raparigas que o perpetram mais do que os rapazes.
- O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantesPublication . Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana; Miranda, SandraA situação pandémica que se vive desde o início de 2020 tem originado a reorganização dos processos de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, do qual o ensino superior não é exceção. Esta situação tem colocado um conjunto de constrangimentos, mas ao mesmo tempo de oportunidades, não só para os estudantes, mas também para os professores. Esta investigação tem como objetivo caracterizar a perceção dos estudantes de uma Escola Superior de Educação sobre o impacto da pandemia no processo de ensino e aprendizagem. Seguindo uma metodologia de carácter qualitativo, foi realizado um focus group, sendo a amostra constituída por 5 estudantes do 2.º ano e 5 estudantes do 3.º ano, com a representação de todas as licenciaturas. Os dados preliminares apresentados nesta comunicação assentam nas seguintes dimensões de análise: organização das aulas no 1.º semestre de 2020/2021; mudanças nas interações; adaptação dos/as docentes face ao ensino; e preocupação dos estudantes face às práticas profissionais Os dados apontam para uma diversidade na organização das unidades curriculares intra e inter licenciaturas. Também é evidente que o fator mais predominante na adaptação ao ensino é o efeito professor. Foram identificadas, ainda, mudanças em relação à interação e à forma dessa interação, quer entre colegas da mesma turma, quer com colegas de outras licenciaturas. Por fim, é de realçar a preocupação sobre as adaptações realizadas em relação às práticas profissionais e às consequências que poderão advir das mesmas.