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  • Medidas de tendência central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos
    Publication . Machado, Ricardo; Caseiro, Ana
    Numa sociedade cada vez mais exigente torna-se essencial que os cidadãos desenvolvam capacidades e competências que lhes permitam, entre outras situações, serem capazes de interpretar e analisar informação que lhes chega através de diversas fontes de informação. Neste sentido, o ensino e aprendizagem da Matemática, em particular da Estatística, configura experiências de aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento de uma literacia matemática (e estatística) adequada. Esta investigação tem como objetivo aceder ao conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos e perceber quais as suas dificuldades e eventuais lacunas na aprendizagem estatística. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos uma investigação-ação. Os participantes foram os estudantes do 2.º ano do curso da Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam a unidade curricular Análise de Dados. Os dados foram recolhidos por meio de um instrumento de avaliação do conhecimento estatístico (aplicado no início e final da unidade curricular), observação participante, conversas informais e protocolos dos estudantes. A análise dos desempenhos dos estudantes no instrumento de avaliação do conhecimento estatístico permitiu aceder e identificar as lacunas no conhecimento dos futuros professores relativamente a medidas de tendência central de um conjunto de dados e adaptar as práticas de sala de aula, por forma a (re)construir os conhecimentos estatísticos, atribuindo-lhes significado para os estudantes e futuros professores.
  • Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais: perspetivas de professores do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico
    Publication . Ferreira, Patrícia; Leite, Teresa; Melo, Nuno; Caseiro, Ana
    Este capítulo incide sobre as perspetivas dos professores relativamente aos documentos curriculares emanados a partir de 2017, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2017) e as Aprendizagens Essenciais (AE, 2018). A partir de 6 grupos focais, nos quais participaram 17 professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), foi possível recolher dados sobre: (1) conceções sobre os documentos curriculares atuais; (2) preparação da aplicação dos atuais documentos curriculares; (3) utilização dos atuais documentos curriculares; e (4) avaliação da implementação dos novos documentos curriculares. Das afirmações dos docentes, salienta-se a perceção sobre a congruência entre os documentos curriculares atuais; a noção de aprendizagens essenciais como aprendizagens basilares e não como mínimas; a discordância relativamente à ideia de que o atual currículo faça baixar o nível de exigência; a dificuldade em estabelecer articulação curricular a partir do formato em que as AE são apresentadas. Assinala- se ainda que a preparação para a implementação das AE passou sobretudo pelos órgãos intermédios das escolas e que os professores participantes neste estudo assinalam apenas a formação para as AE de Matemática. Verifica-se, ainda, que a revogação dos programas anteriores e a sua substituição pelas AE não parece ter alterado significativamente as planificações dos docentes de ambos os ciclos.
  • Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar
    Publication . Caseiro, Ana; Estrela, Antónia; Silva, Maria João
    Nas últimas décadas, a utilização pedagógica de sensores e robôs tem-se intensificado e diversificado, quer nas escolas e nos documentos curriculares, quer nos espaços familiares das crianças, permitindo- -lhes explorar novas dimensões do ambiente, de forma corporizada. Os sensores estão hoje quase omnipresentes nos espaços em que vivemos, estudamos e trabalhamos, tendo vindo a ser usados, de forma didática, para desenvolver a exploração de fatores ambientais e a intervenção em saúde ambiental. Por seu lado, também a robótica proporciona a aprendizagem de conceitos e procedimentos através da experiência prática e da resolução de desafios, a partir dos quais poderá ser possível trabalhar de forma interdisciplinar e transversal. Neste capítulo, apresentam-se resultados de experiências desenvolvidas com crianças em idade pré-escolar, de 1.º e 2.º ciclo, assim como com futuros/as educadores/as e professores/as dos primeiros anos. No contexto do Projeto Eco-Sensors4Health, evidenciam-se as potencialidades do uso didático de sensores em saúde ambiental nas escolas (desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico à Formação para a Docência). O desenvolvimento da ação dos/as estudantes na resolução de problemas de saúde ambiental da sua escola é a principal potencialidade evidenciada. No que concerne ao uso de robôs, salientam-se as potencialidades e dificuldades inerentes à sua utilização didática com crianças desde idade pré-escolar. Para além do desenvolvimento de aprendizagens de conceitos específicos de cada uma das áreas que podem ser envolvidas, o trabalho com robôs permite, sobretudo, o desenvolvimento de capacidades transversais essenciais ao ser humano, tais como o raciocínio, a comunicação, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento computacional. Para além disso, amplifica a coordenação motora e o trabalho em equipa. A robótica educacional incentiva o/a aluno/a a analisar situações, experimentar, pesquisar, testar e equacionar problemas, assumindo este um papel ativo na sua própria aprendizagem.