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- Estratégias não-farmacológicas para redução da ansiedade em doentes submetidos a PET/CT: revisão sistematizada de literaturaPublication . Pedro, Beatriz; Henriques, Daniela; Grilo, Ana Monteiro; Vieira, Lina OliveiraIntrodução – A ansiedade, caracterizada por sentimentos de tensão e preocupação relativamente a situações que o indivíduo perceciona como potencialmente perigosas ou desconhecidas, é uma das reações emocionais experienciadas pelos doentes oncológicos aquando da realização do exame Positron Emission Tomography/Computed Tomography (PET/CT). Elevados níveis de ansiedade podem influenciar negativamente a experiência e a satisfação do paciente, bem como ter implicações a nível imagiológico. Deste modo, a avaliação da ansiedade nesses pacientes é de extrema importância, assim como a necessidade de adotar estratégias de intervenção eficazes na sua redução. Objetivos – Nesta revisão sistematizada pretende-se identificar e analisar a eficácia de técnicas não-farmacológicas que visam a redução da ansiedade em doentes submetidos a PET/CT, antes e durante o exame. Métodos – Recorreu-se a duas bases de dados (PubMed e Science Direct) e a outras fontes de pesquisa de onde resultaram 22 estudos. Foram incluídos todos os estudos que incluíssem estratégias para redução da ansiedade em exames PET/CT e que estivessem publicados nas línguas portuguesa e inglesa. Foram excluídos artigos de revisão sistemática, com população pediátrica e que não apresentassem o texto na íntegra. Resultados – Foram selecionados para análise oito estudos, num espaço temporal entre 2000 e 2020. Identificaram-se quatro estratégias que visam a redução da ansiedade nos doentes submetidos a PET/CT: música, meios audiovisuais, práticas de mindfulness e comunicação profissional de saúde-doente. Conclusão – São várias as técnicas que podem ser aplicadas de modo a minimizar o sentimento de ansiedade no doente e proporcionar uma melhor experiência no serviço. No entanto, ainda existe pouca evidência neste tema. Sendo assim, sugerem-se estudos adicionais que possam identificar mais técnicas e comprovar a sua eficácia.
- Effectiveness of educational videos on patient’s preparation for diagnostic procedures: systematic review and meta-analysisPublication . Grilo, Ana; Ferreira, Ana Catarina; Ramos, Marta Pedro; Carolino, Elisabete; Pires, Ana Filipa; Vieira, Lina OliveiraAlthough diagnostic procedures are crucial for secondary prevention and patient disease control, they often trigger fear and anxiety. These reactions highlight the need to adopt effective interventions to improve patients' experience and satisfaction. Recently, educational videos have been employed in preparing diagnostic procedures; however, there is no integrated understanding of their effects. This systematic review and meta-analysis aimed to assess the effectiveness of educational videos on patients' anxiety and satisfaction regarding preparation for diagnostic procedures. Three scientific databases (PubMed; Web of Science, Scopus), were used in this systematic review. Studies about educational videos as a form of preparation for patients undergoing diagnostic procedures published between 2000 and 2021 were included. A meta-analysis was also conducted. Sixteen studies met the inclusion criteria for systematic review, and seven were included in the meta-analysis. Nine studies of the total sample were about vascular procedures and seven studies about other medical image procedures. Of the fourteen studies that evaluated the use of educational videos on patients' anxiety, nine proved to reduce it significantly. Of the thirteen studies that evaluated satisfaction, seven showed a significant increase in the experimental group. Studies included in the meta-analysis show that educational video patient groups had lower anxiety levels than the control groups after the procedure. Although future studies are required, the results suggest that educational videos effectively prepare patients for diagnostic procedures, improving care quality.