ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa by Subject "3S"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Balanced Scorecard como instrumento de gestão estratégica e a sua implementação na 3S, Solvay Shared ServicesPublication . Semedo, Evelyze Conceição Tavares; Asseiceiro, João António Poço MarquesA gestão estratégica das organizações exige a clarificação dos objectivos estratégicos, a identificação dos factores críticos de sucesso e a análise dos recursos e capacidades que a organização dispõe para concorrer num ambiente competitivo, onde só sobrevivem as melhores. É neste contexto, que se insere o controlo de gestão como uma actividade estratégica no seio das organizações. A presente investigação visa estudar um dos instrumentos de gestão estratégica mais consistentes e utilizados nos dias de hoje, o Balanced Scorecard (BSC). Para o efeito, foi efectuada a revisão da literatura e, para complementar a investigação, procedeu-se a um estudo de caso sobre a concepção e implementação do BSC na empresa 3S, Solvay Shared Services (3S). Da revisão de literatura efectuada, discerniu-se que o BSC é um instrumento de gestão estratégica que liga as actividades operacionais às aspirações estratégicas de longo prazo, utilizando para o efeito um conjunto de dados financeiros e não financeiros, de forma multidimensional e integrada, para dar uma visão conjunta da performance empresarial. A realização do estudo de caso permitiu obter repostas às questões “porquê” e “como” foi concebido e implementado o BSC na 3S. A 3S adoptou o BSC, devido à longa tradição do grupo SOLVAY na utilização desse instrumento, mas sobretudo, devido às informações que esse instrumento fornece acerca da performance e orientação estratégica da empresa. A concepção e implementação do BSC na 3S baseou-se na experiência passada do grupo e as principais dificuldades encontradas estavam ao nível da definição das métricas representativas da estratégia da empresa.