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- O espaço exterior como cenário de descoberta: brincadeiras, aprendizagens e interações no jardim de infânciaPublication . Ramires, Daniela Machado; Vieira, Maria Natália dos SantosO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como finalidade retratar de forma reflexiva e fundamentada a minha prática educativa enquanto estagiária, ao longo de quinze semanas de intervenção pedagógica num estabelecimento educativo pertencente à rede privada, na valência de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e sete crianças com três anos Durante a PPSII, surgiu a problemática mais significativa que dá nome a este relatório: “O Espaço Exterior como Cenário de Descoberta: Brincadeiras, Aprendizagens e Interações no Jardim de Infância”. Esta problemática surge da observação do interesse demonstrado nas brincadeiras das crianças no espaço exterior. Tornou-se, por isso, importante analisar as conceções da educadora, das famílias e das crianças em relação às brincadeiras realizadas no espaço exterior, através da qual procurei, especificamente: (i) analisar os contributos da exploração do Espaço Exterior para o brincar em JI, (ii) investigar a relevância do Espaço Exterior no JI; (iii) identificar as brincadeiras que as crianças desenvolvem entre si, as relações de partilha durante a brincadeira e que materiais utilizam nessas interações e (iv) compreender o papel do/a educador/a e dos adultos nas brincadeiras realizadas no Espaço Exterior. Do ponto de vista metodológico, a investigação centrou-se numa abordagem qualitativa, baseada no método estudo de caso, tendo-se recorrido a diferentes técnicas e instrumentos, principalmente: observação direta participante e não participante, através de registos de observação (notas de campo), entrevista semiestruturada à Educadora Cooperante e um inquérito por questionário. Os resultados evidenciam que as experiências no espaço exterior contribuem para o desenvolvimento global das crianças e para aprendizagens significativas. O presente relatório apresenta, ainda a relevância da formação e das experiências vivenciadas nas unidades curriculares de PPSI e PPSII, relativas ao contexto de Creche e Jardim de Infância, na construção da identidade profissional enquanto futura educadora.
