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- O papel do educador no desenvolvimento da autonomia da criança, numa sala de 3 anos, segundo o modelo highscopePublication . Aguiar, Joana Barreira de; Dias, Joana Filipa da MotaO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Considerado um documento reflexivo, assinala a prática pedagógica supervisionada experienciada, numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças com três anos de idade. Deste modo, pretendo descrever, fundamentar, analisar e avaliar a prática pedagógica desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPSII, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre a temática da autonomia. O conceito de autonomia é crucial no desenvolvimento das crianças, sendo que, o educador exerce um papel fundamental na promoção deste mesmo conceito. Como tal, o presente relatório de investigação tem como tema “O papel do educador no desenvolvimento da autonomia da criança, numa sala de 3 anos, segundo o modelo HighScope”, para o qual foram definidos os seguintes objetivos: (i) compreender as conceções da equipa da sala sobre o desenvolvimento da autonomia no jardim de infância; (ii) identificar estratégias de ação, promotoras do desenvolvimento da autonomia da criança; e (iii) compreender de que modo é que o modelo HighScope promove a autonomia das crianças. Para a presente investigação foi adotada uma abordagem de natureza qualitativa, com incidência do método de estudo de caso, através de técnicas de recolha de dados como a observação direta participante, entrevistas realizadas, tanto à educadora de infância, como à auxiliar de ação educativa da sala, os registos fotográficos, conversas informais com a equipa de sala e a análise documental, por meio de instrumentos como as notas de campo, guião das entrevistas e fotografias. Os resultados apontam para a importância que o papel apoiante e mediador do educador tem no desenvolvimento da autonomia das crianças, por exemplo, ao incentivar a capacidade de resolução de conflitos por parte das mesmas. Além disso, o modelo HighScope revelou-se como facilitador deste desenvolvimento, principalmente por meio dos princípios como a rotina diária e a aprendizagem pela ação, assim como o trabalho articulado da equipa educativa de sala que, através da comunicação e reflexão, contribuem para o sentimento de segurança da criança que, consequentemente, influencia o desenvolvimento da autonomia da mesma.
