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- Brincar é ser feliz!” - Compreender o lugar, o papel e as potencialidades do brincar em contexto de pré-escolarPublication . Coelho, Ângela Filipa Martinho; Margarida de Aquino Friães Neves da Silva, RitaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE) da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este documento visa apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o processo de intervenção e investigação educativa desenvolvido ao longo de quatro meses num contexto de educação pré-escolar, com um grupo de dezanove crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Procede-se ainda a uma reflexão crítica sobre o processo de construção da identidade profissional, sustentada pelas vivências e experiências adquiridas no decurso das práticas supervisionadas realizadas (PPS I e PPS II). Com o propósito de aprofundar a compreensão sobre o papel e as potencialidades do brincar em educação pré-escolar, optei pela realização de um estudo de natureza qualitativa, baseado na metodologia de estudo de caso. O presente estudo, focado na sala de pré-escolar em que estive integrada, teve como objetivos; (i) Caracterizar a visão da educadora sobre o lugar e o papel do brincar em educação pré-escolar; (ii) Descortinar os sentidos e os significados do brincar para as crianças; (iii) Mapear as preferências das crianças quanto aos tipos de brincadeiras nas diversas áreas da sala de atividades; (iv) Analisar o lugar/ espaço que o brincar ocupa na organização do ambiente educativo; (v) Analisar o papel do adulto nos momentos de brincadeiras; (vi) Identificar potencialidades do brincar em contexto de educação pré-escolar; A recolha de dados passou pela utilização de diversas técnicas e instrumentos, nomeadamente, observação direta participante, observação naturalista, análise documental e entrevistas semiestruturadas à educadora-cooperante e às crianças. A triangulação destas fontes de informação permitiu uma análise aprofundada e fundamentada dos dados obtidos. Os resultados deste estudo colocam em evidencia a relevância do brincar na educação pré-escolar. As observações realizadas confirmam que a ação de brincar vai para além da mera dimensão lúdica, assumindo-se como um pilar essencial na construção do conhecimento e desenvolvimento integral da criança, abrangendo os domínios cognitivos, sociais, emocionais e motores. Com efeito, os dados reunidos apontam para que o brincar favoreça a capacidade de socialização, de gestão de conflitos, a criatividade e ainda o desenvolvimento emocional, o que vai ao encontro das perspetivas de vários autores. Através do estudo constatou-se igualmente que o Educador de Infância assume um papel ativo na promoção de um brincar intencional e significativo, assegurando que este contribua para o desenvolvimento global da criança e para a construção do seu conhecimento.