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- Como incluir crianças com NE em contexto pré-escolar com a metodologia Forest School?Publication . Silva, Ana Filipa Figueirinha da; Fuertes, MarinaEste relatório apresenta uma investigação sobre a inclusão de crianças com Necessidades Especificas (NE) em contexto Pré-Escolar através da metodologia Forest School. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e teve como objetivo analisar de que forma o contacto com a natureza pode promover a inclusão de crianças com NE. A metodologia adotada baseou-se num estudo de caracter qualitativo, envolvendo observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram analisadas as estratégias utilizadas para adaptar o ambiente e as atividades às necessidades individuais, bem como o impacto das sessões de Forest School no seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Os resultados indicam que a experiência ao ar livre proporciona um ambiente de aprendizagem inclusivo, estimulando a autonomia, a interação social e o bem-estar das crianças com NE. Além disso, evidenciam a importância da colaboração entre educadores, famílias e Forest Leaders para garantir a eficácia da abordagem inclusiva. O estudo reforça a relevância da metodologia Forest School na promoção da inclusão e do desenvolvimento das crianças, destacando a necessidade de formação continua dos profissionais de educação para uma implementação eficaz deste modelo pedagógico.
- Como incluir crianças com NE em contexto pré-escolar com a metodologia Forest School?Publication . Silva, Ana Filipa Figueirinha da; Gabriela Gonçalves Fuertes Dionisio, MarinaEste relatório apresenta uma investigação sobre a inclusão de crianças com Necessidades Especificas (NE) em contexto Pré-Escolar através da metodologia Forest School. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e teve como objetivo analisar de que forma o contacto com a natureza pode promover a inclusão de crianças com NE. A metodologia adotada baseou-se num estudo de caracter qualitativo, envolvendo observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram analisadas as estratégias utilizadas para adaptar o ambiente e as atividades às necessidades individuais, bem como o impacto das sessões de Forest School no seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Os resultados indicam que a experiência ao ar livre proporciona um ambiente de aprendizagem inclusivo, estimulando a autonomia, a interação social e o bem-estar das crianças com NE. Além disso, evidenciam a importância da colaboração entre educadores, famílias e Forest Leaders para garantir a eficácia da abordagem inclusiva. O estudo reforça a relevância da metodologia Forest School na promoção da inclusão e do desenvolvimento das crianças, destacando a necessidade de formação continua dos profissionais de educação para uma implementação eficaz deste modelo pedagógico.
- New trends on research and innovation 2025: extended abstractsPublication . Brivio, Elena di Carpegna; Alcobia, João; Ning, Jane; Cabral, Ricardo; Canarias, Vitor; Assis, João de Sousa; Moldavan, Lubov; Pimenowa, Olena; Piteira, Margarida; Ferro, Maria João; Carvalho, Ana Sofia; Bautista, Alberto Gómez; Silva, Maria Luísa; Neto, Paulo; Lins de Moraes, Michelle; Gomes, Orlando; Tomás, Bruno; Porananond, Ploykaew; Mathis, Uta; Assis, J.; Piteira, M.; Ornelas, N.EXPLORE AND MANAGE PARTNERSHIP IN THE KNOWLEDGE EXCHANGE WORLD BEHAVIORAL ECONOMICS AND MORAL EMOTIONS: THE CASE OF THE GIG ECONOMY POLLUTION OF AGRICULTURAL LANDS AND INNOVATIVE APPROACHES TO THEIR RESTORATION THE CRISIS IN FOOD MARKET AND THAILAND’S COMPETITION LAW BUSINESS PROCESS MANAGEMENT DRIVES DIGITAL TRANSFORMATION PORTUGAL’S PUBLIC SECTOR WAGE BILL EVOLUTION (1986–2023): AUSTERITY, STRUCTURAL REFORMS, AND FISCAL SUSTAINABILITY THE PRINCIPLE PAY OR CONSENT AND ITS CONSEQUENCES FOR THE CONSTITUTIONAL PROTECTION OF HUMAN PERSONALITY THE ´AHA!` MOMENT: WATCHING CREATIVITY AND THE ROLE OF OBSERVATORIES AT HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS (HEIS) BY THE POWERHOLDERS` PERCEPTION SMART SPECIALISATION AND SUSTAINABLE INNOVATION: LESSONS FROM EREI 2030 IN THE ALENTEJO FOSTERING ENGAGEMENT IN HIGHER EDUCATION: DIGITAL STRATEGIES FOR ACTIVE LEARNING THE OFFICE OF THE SCOTTISH CHARITY REGULATOR
