Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como incluir crianças com NE em contexto pré-escolar com a metodologia Forest School?Publication . Silva, Ana Filipa Figueirinha da; Fuertes, MarinaEste relatório apresenta uma investigação sobre a inclusão de crianças com Necessidades Especificas (NE) em contexto Pré-Escolar através da metodologia Forest School. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e teve como objetivo analisar de que forma o contacto com a natureza pode promover a inclusão de crianças com NE. A metodologia adotada baseou-se num estudo de caracter qualitativo, envolvendo observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram analisadas as estratégias utilizadas para adaptar o ambiente e as atividades às necessidades individuais, bem como o impacto das sessões de Forest School no seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Os resultados indicam que a experiência ao ar livre proporciona um ambiente de aprendizagem inclusivo, estimulando a autonomia, a interação social e o bem-estar das crianças com NE. Além disso, evidenciam a importância da colaboração entre educadores, famílias e Forest Leaders para garantir a eficácia da abordagem inclusiva. O estudo reforça a relevância da metodologia Forest School na promoção da inclusão e do desenvolvimento das crianças, destacando a necessidade de formação continua dos profissionais de educação para uma implementação eficaz deste modelo pedagógico.