Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aversão ao risco em idade pré-escolar: conceções (e práticas) do e sobre o papel do adulto e as affordances do espaço exteriorPublication . Fonseca, Carolina Nunes da; Rodrigues, Carina; Luz, CarlosO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Lisboa, com um grupo de 22 crianças, 9 sexo masculino e 13 sexo feminino, com idades entre os 3 e os 6 anos. Este relatório reflete a minha experiência como educadora-estagiária ao longo da intervenção pedagógica, com a descrição do percurso seguido e o desenvolvimento de uma abordagem investigativa. O relatório também apresenta uma pesquisa conduzida no mesmo contexto educativo centrada no impacto da qualidade do espaço exterior e das atitudes dos adultos na forma como as crianças se envolvem em brincadeiras arriscadas. Com o objetivo principal de entender de que forma as perceções dos adultos sobre o risco e a qualidade do espaço exterior podem ou não impactar a liberdade de ação das crianças, a investigação assume uma natureza mista na modalidade de estudo de caso e a recolha de dados envolveu diferentes técnicas e instrumentos, mais concretamente, observação direta participante e não participante, registos escritos e fotográficos, inquéritos por questionário, o instrumento AHEMD- Affordances in the Home Environment for Motor Development e análise documental. Através da análise e posterior discussão dos resultados revelaram-se as conceções da equipa educativa e da Diretora Pedagógica em relação ao risco e como essas perceções afetam as suas práticas de supervisão, conduzindo-as a comportamentos restritivos que limitam a liberdade das crianças. O estudo apresentado salienta a importância da promoção de práticas pedagógicas que ponderem o risco e o benefício (Ball, 2002), contrastando com a tendência de uma sociedade que evita o risco a qualquer custo (Gill, 2007).
- “Posso fazer um desenho?” (MG): a importância do desenho no desenvolvimento da criança em idade pré-escolarPublication . Penedo, Tatiana Sofia Ferreira; Rodrigues, CarinaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, resultando numa análise e reflexão, sistemática e fundamentada, das experiências e aprendizagens realizadas ao longo da minha intervenção contextualizada na valência de Jardim de Infância. A referida PPS II decorreu num estabelecimento da rede privada, junto de um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, durante quinze semanas. Neste documento será, ainda, apresentada uma investigação sobre a importância do desenho infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, tendo como principais objetivos: (i) Compreender a importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança; (ii) Conhecer as conceções de educadores de infância sobre a importância do desenho infantil; (iii) Conhecer as intenções e motivações das crianças ao desenhar; e (iv) Perceber a importância dada ao desenho pelas famílias. Metodologicamente, a investigação centra-se numa investigação de natureza mista, assente num de estudo de caso que teve por base diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, duas entrevistas semiestruturadas a ambas as educadoras de infância a exercer na valência de pré-escolar e a dez crianças do grupo que acompanhei durante a PPS II, respetivamente, e, ainda, um inquérito por questionário às famílias dessas mesmas crianças. Para além destes instrumentos, consideraram-se também os desenhos elaborados por cada criança contemplada no estudo, ao longo de duas semanas. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados a partir da sua análise de conteúdo/categorial e subsequente triangulação, evidenciam, genérica e respetivamente, as conceções das educadoras e das famílias a respeito da importância do desenho, bem como as motivações e os interesses das crianças quando desenham. Os resultados desta investigação, potenciando o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, contribuíram, ainda, para o meu crescimento profissional e pessoal, bem como para sensibilizar outros educadores para o papel e a importância que o desenho da criança em idade pré-escolar desempenha no seu desenvolvimento.