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- Um contexto bilíngue em educação pré-escolar: conceções e práticas de uma equipa educativaPublication . Pinto, Marta Maia Gonçalves; Rodrigues, CarinaO presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, constitui uma reflexão sistemática e fundamentada dos processos vivenciados ao longo da minha prática em contexto de Jardim de Infância (JI). Pretende apresentar tanto a caracterização do contexto em que estive inserida, como a da minha ação e intervenção junto das crianças e dos adultos que acompanhei, a par de uma investigação realizada sobre uma temática observada nesse mesmo contexto. A minha prática teve início, entre os dias 2 e 9 de outubro de 2023, num primeiro contexto socioeducativo, tendo sido retomada e levada a cabo, entre os dias 17 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, num outro JI de Lisboa, junto de um grupo de 18 crianças com três anos de idade. Tendo por base a caracterização do contexto, que constituiu o pilar de toda a minha ação e intervenção para com o grupo de crianças, a sua junção à da minha ação deu origem à temática da investigação desenvolvida, que teve por título “um contexto bilíngue em educação pré-escolar: conceções e práticas de uma equipa educativa”. Para a sua realização, definiram-se como objetivos: i) analisar as vantagens e desvantagens do ensino bilíngue para as crianças em idade pré-escolar; ii) indagar o papel da equipa educativa neste tipo de ensino em contexto de JI. Do ponto de vista metodológico, a investigação consiste numa natureza mista, a partir do método de estudo de caso, baseado na utilização de várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como a observação direta (e indireta) e respetivas notas de campo, a análise documental, um inquérito por questionário e uma entrevista, tendo-se, posteriormente, recorrido à análise de conteúdo de toda a informação recolhida. Os resultados deste estudo poderão contribuir para uma reflexão pessoal e crítica sobre esta temática, mais precisamente, sobre os objetivos anteriormente referidos, concluindo que a implementação deste tipo de ensino constitui um ambiente rico em aprendizagens. Toda a ação e prática desenvolvida por mim, para com o grupo de crianças, com a equipa educativa, com as famílias e o contexto, assim como toda a investigação desenvolvida, resulta numa reflexão fundamentada e, consequentemente, numa importante aprendizagem, não só no tocante à experiência de investigação encetada, como à perspetivação da educadora que pretendo ser no futuro.