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- Relações de sociabilidade na sala 2 de um jardim de infânciaPublication . Dutra, Sara Ferreira; Tomás, CatarinaO presente relatório espelha o trajeto de intervenção e de reflexão tidos ao longo da Prática Profissional Supervisionada ao longo de quatro meses. O relatório aborda uma componente investigativa que, a partir de um referencial teórico que põe em diálogo as Ciências da Educação e da Sociologia da Infância, centra-se na sociabilidade entre pares e na construção de relações sociais no espaço exterior: o recreio. O objetivo principal foi compreender como são estabelecidos os vínculos e a organização social entre as crianças, analisando as conceções da Educadora Cooperante sobre o tema e cruzando-as com as práticas pedagógicas adotadas e as perceções das crianças. Metodologicamente, a pesquisa foi operacionalizada através de uma abordagem qualitativa e interpretativa, seguindo a metodologia de estudo de caso e utilizando técnicas de recolha de informação, tais como observação, entrevista à Educadora Cooperante, entrevistas estruturadas com as crianças e análise documental aos relatórios da PPSII realizados na ESELx sobre o tema da pesquisa. Da análise reflexiva realizada, destaca-se a importância do espaço do recreio enquanto lugar das e para as crianças. Além disso, a pesquisa evidenciou a complexidade das relações sociais, que refletem uma microssociedade com critérios específicos nas suas interações. Este processo levou-me a questionar profundamente as minhas conceções e práticas pedagógicas no que diz respeito ao reconhecimento, posicionamento e gestão das singularidades das crianças, tanto nas suas ações e interações sociais como nas aprendizagens significativas no contexto do JI. Esta reflexão revelou-se essencial para o desenvolvimento da minha profissionalidade.
- O elogio na promoção da autoestima e autonomia da criança: o papel do adultoPublication . Ferradeira, Inês Isabel Pereira; Dias, JoanaO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), tem como principal objetivo apresentar, de uma forma reflexiva, o percurso de intervenção educativa e de investigação desenvolvidos em contexto de pré-escolar, ao longo de cerca de quatro meses, com um grupo 22 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade. Apresenta, no seu seguimento, uma análise crítico-reflexiva sobre o processo de construção profissional desenvolvido, resultante do percurso experienciado nas Práticas Profissionais Supervisionadas. No decorrer da PPS II, observei momentos em que as crianças afirmavam não serem capazes de realizar determinada tarefa, aliados a uma autoestima diminuída. Tendo como título “O elogio na promoção da autoestima e autonomia da criança: o papel do adulto”, o estudo realizado teve como objetivos: i) compreender as conceções que existem sobre o elogio; ii) conhecer as perceções das crianças sobre o elogio e a forma como se sentem perante essa prática; iii) identificar as vantagens e/ou desvantagens do uso do elogio para a promoção da autoestima e autonomia da criança; iv) compreender o papel do adulto na promoção da autoestima e autonomia da criança. Considerando os objetivos apresentados, optei por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, especificamente o estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a entrevista, o grupo de discussão e a observação direta participante, materializadas em instrumentos como notas de campo, fotografias, vídeos e os guiões das entrevistas/grupo de discussão. Para o tratamento dos dados resultantes das diferentes fontes recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Os dados recolhidos sustentam que, por vezes, o elogio por si só é uma medida suficiente para a criança. No entanto, tendo em conta a unicidade de cada pessoa, compreendeu-se a existência de respostas diferentes ao elogio. Tal quer dizer que, por vezes, o elogio não é suficiente e carece da necessidade de outro tipo de estratégias na promoção da autoestima e autonomia da criança.