Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Qual o impacto da prática reflexiva na construção da profissionalidade do/a educador/a de infância?Publication . Monteiro, Catalina Tavares; Simões, AnaO presente relatório, elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, apresenta uma análise do contexto em que a ação foi desenvolvida, bem como a caracterização do meio envolvente, da organização socioeducativa, da equipa educativa, do ambiente educativo, do grupo de vinte e duas crianças da Sala Vermelha e das respetivas famílias. A prática foi objeto de uma investigação qualitativa em torno da problemática: Qual o impacto da prática reflexiva na construção da profissionalidade do/a educador/a de infância? Os objetivos da investigação foram: i) compreender os contributos da adoção de uma prática reflexiva para o desenvolvimento da profissionalidade do educador/a de infância e ii) compreender os contributos de uma prática reflexiva para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório, que contou com as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas e consulta documental. A análise de conteúdo foi efetuada através da categorização e análise dos dados recolhidos, respeitando-se todas as questões éticas acordadas com os envolvidos no início do estudo. Os resultados da investigação revelam que a prática reflexiva é essencial para a melhoria contínua da prática pedagógica. A interação entre o/a educador/a, a criança e o ambiente educativo é fundamental para um desenvolvimento holístico e estimulante. A investigação também abordou a importância da afetividade, observação ativa e reflexão na prática educativa, visando promover um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. A articulação entre a organização socioeducativa e a família é crucial para a formação completa da criança. Em resumo, a pesquisa ressaltou a necessidade do/a educador/a ser um eterno aprendiz, inovador e aberto à mudança.