Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Experimental study of an onshore dual chamber oscillating water column devicePublication . Gadelho, Jorge; Rezanejad, Kourosh; Guedes Soares, Carlos; Santos, João Alfredo; Anastas, Gael; Fortes, ConceiçãoA wave flume is used to study a scaled model of a stepped bottom dual-chamber Oscillating Water Column (OWC) installed onshore. Compared to traditional single-chamber OWCs, the use of dual-chambers is expected to widen the range of sea states in which the OWC is more efficient, and the step, in front of the first chamber, boosts the capturing energy capacity of the device. The Power Take-Off (PTO) system is modelled as an air opening in the pneumatic chambers. Several experiments combining regular incident waves and PTO damping conditions are performed. Results of the amplitudes of the free surface elevations inside the chambers show that the device can amplify the incident wave amplitude up to 1.57 times in chamber 2. Results of the primary ef ficiency show that the device is highly dependent on the PTO damping characteristics and can reach around 40% for a wide range of wave periods. Results of the reflection analysis show that the reflection coefficient is also dependent on the PTO damping characteristics but remain lower than 0.6 for all the studied cases. Sloshing phenomenon (mostly in the cross-section direction) was observed for a wavelength close to the cross-section dimension, impacting negatively on the device pneumatic performance.
- A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de pré-escolarPublication . Mendes, Diogo Afonso Neves; Fuertes, MarinaO presente relatório, surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluído no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo, passa por apresentar de uma forma analítica e reflexiva, os processos de intervenção educativa e de pesquisa realizados em contexto de jardim de infância, ao longo de quatro meses com um grupo constituído por vinte e uma crianças com idade compreendidas entre os 3 e os cinco anos de idade. Na parte final, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade ao longo da formação académica. Ao longo da PPS II, foi possível observar uma cultura de participação ativa por parte das crianças na rotina da sala. Como resultado, esses momentos despertaram o meu interesse para a realização de um estudo de caso sobre a importância da rotina e dos instrumentos de pilotagem na sala onde decorria o meu estágio. Deste modo, o título intitula-se como “A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de Pré-Escolar”. Neste sentido, o estudo realizado teve como objetivos: (i) Analisar as características do Pré-Escolar; (ii) Compreender a visão das educadoras sobre a criança; (iii) Perceber a relevância dos instrumentos de pilotagem do MEM; (iv) Analisar a integração e o desenvolvimento das crianças em salas heterógenas; (v) Compreender as conceções e estratégias da educadora de modo a promover a participação da criança. Considerando os objetivos delineados, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Para a obtenção de dados, foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos, incluindo observação direta, por meio de registo de notas de campo e um inquérito por questionário com perguntas abertas para as educadoras do Pré-Escolar. Para a análise dos dados das diversas fontes recorreu-se à análise de conteúdo. Os dados recolhidos, revelam que, os instrumentos de pilotagem ajudam no desenvolvimento das diferentes crianças que compõem as salas heterogéneas. Os instrumentos utilizados pela equipa educativa fornecem às crianças ferramentas promotoras do seu desenvolvimento.