Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Se eu te pintar as unhas, você vai ser uma mulher. ‘Cê quer ser uma mulher?” – Masculinidades e feminilidades pelas vozes das crianças de um jardim de infânciaPublication . Gaudêncio, Vitória Teixeira; Tomás, CatarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala três de um jardim de infância (JI) da rede pública, na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e construção da identidade profissional de uma educadora de infância em formação. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados – observação participante, entrevista semiestruturada, entrevistas focalizadas de grupo e inquéritos por questionário – para analisar as Masculinidades e Feminilidades hegemónicas em Educação de Infância a partir das conceções de crianças de uma sala de um JI, das suas famílias e da educadora de infância. A análise e discussão dos dados recolhidos revelou a influência que a sociedade (família e jardim de infância) tem no processo de fazer género. Ademais, evidenciou a presença das questões de género nas relações entre pares, quer nas brincadeiras quer nos discursos entre crianças. Este relatório retrata um período em que fui, simultaneamente, estudante, estagiária e investigadora, papéis que estiveram em constante articulação e, por vezes, em confronto, e que, em colaboração com as crianças, famílias e equipas educativas, influenciaram a construção da minha identidade profissional, que se encontrará, para sempre, em (re)construção.