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- O impacto da certificação de qualidade no desempenho financeiro no sector do calçado portuguêsPublication . Cardoso, Inês Simões; Justino, Maria do RosárioNeste trabalho, será abordado o desenvolvimento de várias empresas, distribuídas por diferentes regiões de Portugal e inseridas no setor do fabrico de calçado. Serão comparadas estas empresas com base na implementação da norma ISO 9001, através de alguns indicadores e rácios financeiros. Atualmente os mercados encontram-se cada vez mais competitivos, colocando as empresas em desafios constantes de agradar às expectativas dos clientes. O consumidor final cada vez mais é uma pessoa preocupada com a Qualidade dos produtos ou serviços. Neste sentido, a presente dissertação tem como um dos pontos de maior interesse a Qualidade, sendo que a Qualidade consiste nas características de um produto ou serviço que vão ao encontro das necessidades dos clientes e dessa forma proporcionam satisfação pelo consumo do produto. O objetivo principal é perceber se o desempenho de empresas certificadas em Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001, é superior ao desempenho de empresas não certificadas, e consequentemente, perceber se através destes indicadores e rácios financeiros conseguimos aferir a importância que os clientes atribuem à certificação pela norma ISO 9001 das empresas. O trabalho iniciará com a revisão de literatura da Qualidade, passando pela explicação da norma ISO 9001, seguindo-se de uma breve explicação do que é a satisfação dos clientes e posteriormente da apresentação de alguns indicadores e rácios financeiros. Posteriormente, será elaborada a análise dos indicadores e rácios financeiros das empresas em estudo e no final será elaborada a comparação das empresas. Neste estudo, serão apresentadas seis empresas, todas cujo CAE principal é o de fabricação de calçado, a forma Jurídica de sociedade por quotas, sediadas na da zona norte do país. Três destas empresas são certificadas pela norma ISO 9001 e as outras três o não. O estudo efetuado parece demonstrar que não existe qualquer relação entre o sistema de Gestão de Qualidade e o desempenho das empresas, após comparação de alguns indicadores financeiros destas e estes serem inconclusivos.