Browsing by Issue Date, starting with "2023-08-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- “Eu sou um menino, mas a minha mãe deixou”: crianças, género e educação de infânciaPublication . Neves, Fátima Sofia Rodrigues; Toledo, LeonorO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em contexto de jardim de infância. Esta prática foi realizada com um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade. Ao longo do relatório, é apresentada uma caracterização do contexto onde foi realizado o estágio, que fundamenta as minhas intencionalidades para a ação educativa, posteriormente explicitadas. O relatório traz ainda a investigação realizada no contexto, através da qual procurei compreender como é que, enquanto futuros/as educadores/as, podemos apoiar as crianças a construírem a sua identidade de género de forma não estereotipada, em diálogo com as discussões teóricas sobre género e educação de infância. Metodologicamente, a investigação desenvolveu-se através de uma Investigação- Ação de natureza qualitativa, tendo sido utilizadas a observação e a entrevista como técnicas de recolha de dados. As análises apontam para a existência de alguns estereótipos por parte das crianças, nomeadamente quanto às características físicas, interesses pessoais e papeis desempenhados (Susan Basow, 1986). A investigação evidencia a possibilidade de estes serem desconstruídos com o grupo de crianças, através da promoção de momentos de reflexão e diálogo, através de propostas de atividades que foquem na problemática e, ainda, através da reflexão do/a educador/a quanto à sua prática. Além disso, apesar destes estereótipos identificados, no decorrer da investigação-ação foi possível observar a abertura por parte das crianças ao diálogo e à aceitação de uma perspetiva não estereotipada sobre as questões de género. Por fim, teço considerações sobre o impacto da experiência de estágio na construção da minha identidade profissional, tendo sido esta fundamental para compreender, na prática, a importância de práticas reflexivas, de estabelecer relações afetivas positivas com o grupo de crianças e, ainda, da formação contínua.
- Assessing machine learning techniques for intrusion detection in cyber-physical systemsPublication . Santos, Vinicius F.; Albuquerque, Célio; Passos, Diego; Ereno Quincozes, Silvio; Mossé, DanielCyber-physical systems (CPS) are vital to key infrastructures such as Smart Grids and water treatment, and are increasingly vulnerable to a broad spectrum of evolving attacks. Whereas traditional security mechanisms, such as encryption and firewalls, are often inadequate for CPS architectures, the implementation of Intrusion Detection Systems (IDS) tailored for CPS has become an essential strategy for securing them. In this context, it is worth noting the difference between traditional offline Machine Learning (ML) techniques and understanding how they perform under different IDS applications. To answer these questions, this article presents a novel comparison of five offline and three online ML algorithms for intrusion detection using seven CPS-specific datasets, revealing that offline ML is superior when attack signatures are present without time constraints, while online techniques offer a quicker response to new attacks. The findings provide a pathway for enhancing CPS security through a balanced and effective combination of ML techniques.
