Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O papel do educador na gestão de conflitosPublication . Gil, Ana Sofia Vitorino; Rosa, ManuelaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPSII) que decorreu numa instituição da rede pública no concelho de Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 os 6 anos, decorrida entre fevereiro de 2022 e março de 2022. No decorrer do estágio surgiu a problemática que será apresentada e analisada no presente relatório - O papel do educador na gestão de conflitos de conflitos. A investigação encontra-se inserida numa perspetiva da metodologia do estudo de caso que partiu das características identificadas no grupo de crianças e na observação dos conflitos existentes entre si. Neste estudo com o tema das relações sociais pretende-se identificar e compreender a forma como o educador/a intervém perante uma situação de conflito e às estratégias que utiliza para a resolução das mesmas. Para esta investigação, foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolher de dados, tais como a observação direta e indireta, notas de campo, reflexões diárias e semanais, uma entrevista semiestruturada e conversas informais com a educadora cooperante e a consulta de documentos. A discussão dos dados e a sua análise evidenciou que os conflitos ao contrário da perspetiva negativa que evidenciam, assumem um caráter positivo no processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança. O educador/a deve promover o diálogo assumindo um papel de mediador permitindo as crianças partilhar as suas emoções, permitindo o desenvolvimento da sua capacidade de autorregulação.
- Implementação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento da criança e da famíliaPublication . Martins, Sofia Vieira de Sousa Ganho da Silva; Almeida, TiagoA Intervenção Precoce na Infância (IPI) traduz-se num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. A existência de fatores de risco ou de alterações nas estruturas e funções do corpo de uma criança, pode interferir negativamente no seu desenvolvimento, tornando-se fundamental identificar precocemente, uma vez que um diagnóstico atempado e preciso conduz a intervenções mais adequadas, específicas e adaptadas, contemplando e prevendo todos os direitos da criança e da família. Tornou-se fundamental conhecer a perceção da/os Educadoras/es de Infância (EI) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) relativamente à aquisição, ou não, de respostas atempadas de intervenção e de trabalho em equipa com crianças sinalizadas ou prestes a sinalizar para a Intervenção Precoce (IP). É igualmente pertinente investigar se a colaboração com os técnicos das Equipas Locais de Intervenção (ELI) são os suficientes para colmatar as reais necessidades da criança e suas famílias. A presente linha de investigação pretende analisar a necessidade da existência de um gabinete com uma equipa técnica (multidisciplinar), que promova um trabalho articulado que proporcione uma resposta mais integrada e eficaz, indo ao encontro da diminuição de assimetrias existentes, potenciando uma maior cobertura e deteção precoce, como consta na Portaria n.º 293/2013 de 26 de setembro. A investigação focou-se em metodologias de caráter quantitativo decorrentes da aplicação de um questionário, ao qual obtivemos 64 respostas. Os resultados indicam que os profissionais consideram fundamental a sinalização e ação atempada na prática educativa, proporcionando a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, bem como valorizam estratégias e práticas multidisciplinares com o objetivo de maximizar o desenvolvimento infantil, promovendo a inclusão social e autonomia, garantindo um cuidado efetivo e de qualidade às crianças e suas famílias.
- Biochemical methane potential assays for organic wastes as an anaerobic digestion feedstockPublication . Cabrita, Tiago Miguel; Santos, Maria TeresaThe anaerobic digestion process is applied worldwide in the treatment of various organic wastes, allowing energy production from biogas and organic recovery from digested sludge. In the evaluation of suitable substrates for anaerobic digestion, Biochemical Methane Potential assays are the most applied, and, despite several efforts to standardize this method, it is observed that there are still several studies that do not apply all the criteria. This current paper’s main goal is to present a review of anaerobic feedstocks, BMP methodologies, experimental conditions, and results of specific methane production from 2008 to 2023. A wide range of anaerobic feedstocks was found, which was divided into five groups: animal manure, sludge, food wastes, energy crops, and other organic wastes. Several parameters were used to characterize the anaerobic feedstocks, like TS, VS, COD, and pH, displaying different value ranges. The number of publications concerning BMP assays increased significantly over the years until 2021, having stabilized in the last two years. This evolution allowed for several attempts to standardize the BMP method with positive developments, but there are still some gaps in the experimental conditions and the determination of specific methane production. All of this makes the comparison of some studies a challenge.
