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- A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infânciaPublication . Silva, Joana Maria Almeida; Almeida, TiagoNo presente relatório pode ler-se uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a investigação realizada no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Esta realizou-se durante cerca de três meses e meio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situada num bairro na Área Metropolitana de Lisboa, cujo modelo pedagógico decretado é o Movimento da Escola Moderna (MEM). O grupo com o qual contactei frequentava a valência de Jardim de Infância (JI) e era composto por 24 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos. Este trabalho visa apresentar os processos vividos ao longo da PPS II, através de uma intervenção pedagógica de cariz investigativo, a fim de me tornar Educadora de Infância. Neste sentido, no mesmo consta a caracterização do contexto em questão, as minhas intencionalidades pedagógicas e a avaliação da minha ação educativa. No que concerne à componente investigativa, denoto que se trata de um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, cuja problemática se prende com a escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância. Durante a investigação, recorri, essencialmente à observação direta, utilizando Notas de Campo (NC), Registos Diários (RD) e Reflexões Semanais (RS) como instrumentos de recolha de dados, a fim de, posteriormente, caracterizar o modo como os escritos me ajudam a refletir relativamente à minha prática. Finalmente, é apresentada uma reflexão crítica que pretende retratar o modo como iniciei a construção da profissionalidade docente através da Prática Profissional Supervisionada I e II.
- Does the average payment period play a relevant role in explaining the portuguese municipalities’ financial distress?Publication . Gomes dos Santos, Paula; Albuquerque, FábioThe average payment period (APP) is an important measure to monitor public sector liquidity and commercial debt sustainability. In the European Union, the relevance of APP as an indicator to mitigate those concerns was settled by the issuance of a Directive on this topic. Then, considering the likely relationship between the APP and financial distress (FD), this paper aims to assess if the current and historical APP plays a relevant role in explaining the data for 308 Portuguese municipalities’ FD. Regression analysis, including panel data and simple linear regression models, is used for the period between 2011 and 2019 (the last year available for APP). The findings show that the number of municipalities that exceed the debt limit has been reducing. Some of them comply with the 30 days threshold being, nonetheless, in a financial distress situation and subject to recovery mechanisms. By APP levels, the findings identify that the APP significantly predicts FD for those entities that do not comply with the threshold. By size, the FD seems to be better explained by historical APP within the smaller entities. Finally, the robustness test and further analyses performed indicate the likely relevance of macroeconomic factors for predicting FD using APP as an explanatory variable. This paper contributes to previous studies on the municipalities’ financial condition, namely by considering the APP in the analysis of the financial situation of the municipalities. As a novelty, this study considers a new proxy for municipal FD and panel data analysis.