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- Inclusão: utopia ou realidade complexa? Uma perspetiva de educadoras e das suas práticas inclusivasPublication . Antunes, Tânia Maria Machado; Rodrigues, CarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) no decorrer da minha intervenção educativa em contexto de Jardim de Infância (JI), realizada entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, numa instituição situada na zona metropolitana de Lisboa, com o grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. O contacto com a prática, assim como com os diversos profissionais da área, ajudou-me a desenvolver as minhas capacidades de observação, escuta ativa e de reflexão que foram essenciais para o início da construção da minha profissionalidade, que tem como pilar fundador estabelecer relações afetivas responsivas com os diversos intervenientes do processo educativo. Assim mesmo, e constituindo-se o presente documento como uma síntese reflexiva e ponderada do meu percurso interventivo e investigativo, no âmbito da PPS II, procede, numa primeira parte, às caracterizações do contexto, da equipa educativa, do grupo de crianças e das respetivas famílias que sustentaram a minha intervenção ao longo do tempo. A investigação desenvolvida em contexto, e apresentada numa segunda parte do relatório, tem no seu cerne as práticas inclusivas implementadas pelos educadores de infância e as estratégias utilizadas pelos mesmos para incluir crianças com NEE em contexto de Jardim de Infância. Desta feita, considerou-se a perspetiva de uma educadora de JI, assim como do seu grupo de crianças, através de um estudo de caso que teve como objetivo compreender as suas perceções associadas a estes conceitos e o modo como influenciam a educação e o crescimento/desenvolvimento dos seus intervenientes. A inclusão é um direito fundamental que garante o acesso de todas as crianças a uma educação de qualidade, ao proporcionar-lhes uma oportunidade igualitária de adquirirem e desenvolverem as suas competências, exercendo o seu direito de cidadania. A presente investigação visa, por tal, evidenciar o papel do educador na implementação deste conceito, ao respeitar as diferenças, os interesses e as curiosidades que cada uma possui, assim como adotando ações, práticas e estratégias educativas que promovam uma aprendizagem em conjunto, pondo de parte os preconceitos que possam emergir nesta gestão.