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- Inclusão: utopia ou realidade complexa? Uma perspetiva de educadoras e das suas práticas inclusivasPublication . Antunes, Tânia Maria Machado; Rodrigues, CarinaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) no decorrer da minha intervenção educativa em contexto de Jardim de Infância (JI), realizada entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, numa instituição situada na zona metropolitana de Lisboa, com o grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. O contacto com a prática, assim como com os diversos profissionais da área, ajudou-me a desenvolver as minhas capacidades de observação, escuta ativa e de reflexão que foram essenciais para o início da construção da minha profissionalidade, que tem como pilar fundador estabelecer relações afetivas responsivas com os diversos intervenientes do processo educativo. Assim mesmo, e constituindo-se o presente documento como uma síntese reflexiva e ponderada do meu percurso interventivo e investigativo, no âmbito da PPS II, procede, numa primeira parte, às caracterizações do contexto, da equipa educativa, do grupo de crianças e das respetivas famílias que sustentaram a minha intervenção ao longo do tempo. A investigação desenvolvida em contexto, e apresentada numa segunda parte do relatório, tem no seu cerne as práticas inclusivas implementadas pelos educadores de infância e as estratégias utilizadas pelos mesmos para incluir crianças com NEE em contexto de Jardim de Infância. Desta feita, considerou-se a perspetiva de uma educadora de JI, assim como do seu grupo de crianças, através de um estudo de caso que teve como objetivo compreender as suas perceções associadas a estes conceitos e o modo como influenciam a educação e o crescimento/desenvolvimento dos seus intervenientes. A inclusão é um direito fundamental que garante o acesso de todas as crianças a uma educação de qualidade, ao proporcionar-lhes uma oportunidade igualitária de adquirirem e desenvolverem as suas competências, exercendo o seu direito de cidadania. A presente investigação visa, por tal, evidenciar o papel do educador na implementação deste conceito, ao respeitar as diferenças, os interesses e as curiosidades que cada uma possui, assim como adotando ações, práticas e estratégias educativas que promovam uma aprendizagem em conjunto, pondo de parte os preconceitos que possam emergir nesta gestão.
- Revisiting RANS turbulence modelling used in built-environment CFD simulationsPublication . Serra, NunoThe strong commitment of European Union (EU) to energy efficiency and the increasing energy prices will put pressure on the building sector to find solutions that are simultaneously very low-level or nearly zero energy-consuming, efficient, thermally comfortable and disease free. In the pursuit of such solutions, Computational Fluid Dynamics (CFD) has been used, with great success, in predicting and optimizing built-environment flows. Nonetheless, it is known that the choice of the turbulence model and the way in which it treats the near wall region, influences the quality of the yielded results. A set of experimental three-dimensional particle image velocimetry (3D PIV) data is used to assess the predictive ability of six turbulence models, commonly used in built-environment simulations, together with two new variants of the turbulence model k- epsilon -v2 -f. The phenomena variables, inside a 1:30 lab-scale room, with an emulated occupant were computed for two different ventilation strategies, displacement and mixing. Only the k-epsilon RNG VisEff and the original 'code-friendly' variant of the k -epsilon -v2 -f (LKM) coherently described the two simulated flows. Furthermore, it was not unequivocal that obeying the dimensionless wall distance (Y+) less than 1 rule, for the first grid node, guaranteed the enhancement of the computed results. The integration of the Standard Wall Functions (SWF) with the k- epsilon -v2 -f (LKM) turbulence model proved to yield more accurate and less grid-dependent results than the stand-alone k -epsilon -v2 -f (LKM) model, showing, simultaneously, a predictive ability similar to that of the k-epsilon RNG VisEff model, despite the lower computational complexity of the latter.
- Characterization of the fracture forming limits by radial extrusionPublication . Sampaio, Rui F.V.; da Fonseca Matos Pragana, João Pedro; Bragança, Ivo; Silva, Carlos; Nielsen, Chris Valentin; Martins, Paulo