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- A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no jardim de infância: um estudo sobre a organização escolarPublication . Mateus, Mariana Salavessa Grilo; Rodrigues, CarinaO relatório apresentado resulta de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada de todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, decorrente do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu num estabelecimento público, em contexto de Jardim de Infância. Será apresentada uma investigação realizada no contexto, incidindo na compreensão do modo como as crianças com Necessidades Educativas Específicas são incluídas nesse mesmo estabelecimento, tendo como principais objetivos: i. Compreender o que são crianças com NEE; ii. Compreender o que é uma escola inclusiva; iii. Analisar o modo como é feita a inclusão das crianças com NEE; iv. Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão das crianças com NEE. Metodologicamente, a investigação, de natureza qualitativa, centra-se num estudo-caso, tendo-se utilizado diferentes técnicas de recolha de dados, tais como: observação participante, consulta documental, entrevistas semiestruturadas à equipa educativa, à Coordenadora do Estabelecimento e ao Professor de Educação Especial. Esta investigação visa estudar o modo organizacional de um jardim de infância que se define como inclusivo.
- Barroco pós-romântico: o cair da insondável noite...Publication . Machado, Teresa; Rosa, Armando Nascimento; Aprea, CiroO presente trabalho incorpora o relato pessoal e a análise teórica do projeto final de Mestrado em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema, sob o nome de BARROCO PÓS-ROMÂNTICO. O espetáculo o cair da insondável noite foi o culminar de um processo intenso de criação artística elaborado durante a pandemia e que se veio a revelar como manifesto. Como tal, pretende-se elaborar uma reflexão sobre a ação performativa como exemplo de ação revolucionário. Demonstrar como o intérprete é um agente criador capaz de produzir pensamento. Da arte e do amor, gerar acontecimentos que esbatam fronteiras, e compreender de que maneira o corpo pode promover novos territórios. O corpo, essa massa de desejo e ensejo de ação.