Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- SWHORD simulator: A platform to evaluate energy transition targets in future energy systems with increasing renewable generation, electric vehicles, storage technologies, and hydrogen systemsPublication . Sousa, Jorge A. M.; Lagarto, João; Carvalho, Ezequiel; Martins, AnaThis paper presents the simulation platform SWHORD, specially designed for the analysis of future energy systems under energy transition targets. The model is implemented in GAMS as a cost minimization mixed integer programming problem of a hydro-thermal power system, which includes high penetration of non-dispatchable renewable generation, storage technologies, electric vehicles, and hydrogen systems. Simulations are performed on an hourly basis for one year of operation, enabling the evaluation of both short-term dynamics and the seasonal behaviour of the system and including the hourly power generation profile by technology, fuel and emission costs, CO2 emissions and storage levels, as well as the renewable curtailment needed to balance the system. The model was validated by backtesting with historical data of the Portuguese power system and, from a comprehensive statistical analysis of the dispatchable generation, it is concluded that the simulation results present a good fit with the real data. An illustrative use case is presented to evaluate the consistency of the Portuguese targets for 2030. Simulation results put in evidence the advantages of the SWHORD simulator to study the complex interactions among the new drivers of future energy systems, such as electric vehicles, storage technologies, and hydrogen systems.
- “Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – participação das crianças: um estudo de casoPublication . Fontes, Ana Rita Rodrigues; Tomás, Catarina AlmeidaO presente documento reporta para o relatório investigativo realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu num período entre 17 de outubro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023, na valência de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, e numa instituição que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). O mesmo pretende caraterizar a prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, bem como a componente investigativa que decorre da mesma. A problemática desta investigação - Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – Participação das Crianças: um estudo de caso – surge com a intenção de relacionar as observações feitas em contexto de prática no que concerne à participação das crianças, com as conceções e relevância atribuída pelas adultas da sala (educadora e auxiliar de ação educativa) e diretora, bem como as opiniões e perspetivas das crianças sobre este tema, relativamente à sua prática na Organização Socioeducativa (OS). Metodologicamente esta investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Posteriormente procedeu-se à análise de conteúdo. Esta investigação permitiu conhecer a importância atribuída à participação das crianças por parte da equipa educativa, e como a mesma é promovida a OS, demonstrando o impacto que a prática através do modelo pedagógico MEM tenderá a influenciar positivamente o modo e nível de participação das crianças dentro da instituição e na/com a comunidade envolvente. Como término deste relatório, o último capítulo debruça-se sobre a construção da profissionalidade, espelhando uma reflexão sobre que educadora quero ser daqui em diante, transparecendo as questões e conceções que construi ao longo deste trabalho investigativo.