Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Kamsy - Roupa sustentávelPublication . Beato, Helena Maria São Marcos Perdigão; Martins, José Duarte MoleiroO conceito de Empreendedorismo é entendido como a forma de colocar em prática qualquer projeto pessoal ou empresarial através de uma atitude proativa face às lacunas que carecem de solução ou necessidades não satisfeitas. O plano de negócios surge como uma ferramenta vital para o processo empreendedor aquando do planeamento, estruturação e defesa de uma nova ideia de negócio. Através da elaboração de um plano de negócios é possível compreender as múltiplas vertentes que compõem o negócio, e mais facilmente definir diretrizes estratégicas, avaliar a viabilidade económico-financeira e os riscos associados. O presente trabalho de projeto apresenta a lógica e estrutura de um plano de negócios para a criação de uma marca portuguesa de roupa com o nome de Kamsy, especializada na produção e comercialização de roupa feminina sustentável por via E-commerce. A marca representa uma alternativa às marcas de Fast Fashion, direcionada para mulheres preocupadas com questões de índole social e ecológica e que procuram produtos de moda sustentáveis com design intemporal. A proposta de diferenciação da marca assenta na oferta de produtos de moda como vestidos, corsets e tops com design cottagecore produzidos sob sólidos princípios de sustentabilidade ecológica e social defendidos pela tendência Slow Fashion: produção em pequena escala com coleções limitadas de artigos; utilização de fibras naturais e/ou recicladas de origem nacional; embalagem reciclada; preferência por transportadoras com opções de entrega menos poluentes. Atendendo ao método Business Model Canvas, procedeu-se à avaliação da viabilidade da implementação da marca idealizada no mercado português tendo em conta as nuances da envolvente externa e interna onde esta se irá inserir assim como a sua sustentabilidade económica e financeira.