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- Brincar em contexto de educação pré-escolar: preferências e interações das crianças nos diferentes espaçosPublication . Martins, Tânia Anastacia Garrido; Friães, RitaO Relatório que se apresenta insere-se na Unidade Curricular de PPS II, do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento que se pretende que ilustre o percurso de imersão na prática e reflexão vivenciadas, numa sala de pré-escolar, com um grupo constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Apresenta ainda uma reflexão sobre os contributos de todo o percurso vivenciado ao longo da formação e das práticas profissionais na construção da identidade profissional, processo esse que implicou um conjunto de desafios e de superações. No âmbito da PPS II, foi realizada uma investigação, cuja problemática emergiu das observações, interações e reflexões realizadas com o grupo de crianças - “Brincar em contexto de educação pré-escolar: Preferências e interações das crianças nos diferentes espaços”. Tendo por objetivos i) Conhecer a concessão de "brincar" da equipa educativa; ii) Sinalizar e caracterizar as brincadeiras mais frequentes das crianças; iii) Analisar as interações das crianças nos momentos do brincar; iv) Analisar o papel dos espaços nas brincadeiras das crianças e; v) Analisar o papel do adulto nas brincadeiras das crianças. Para tal, optou-se pela realização de um estudo de natureza qualitativa, assente na metodologia de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através do recurso a diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação participante e não participante, os registos de notas de campo (NC), a realização de uma entrevista semi-diretiva à educadora cooperante (EC) e estabelecimento de breves conversas/diálogos com o grupo de crianças. Tendo em conta as características dos dados, os mesmos foram tratados através da técnica de análise de conteúdo. Os dados revelam que as brincadeiras das crianças dependiam do espaço/contexto onde se encontravam e dos materiais que dispunham, pondo em evidência a influência dos mesmos nas escolhas das crianças. Contudo, as brincadeiras que mais se destacaram, foram as de faz-de-conta que implicavam a assunção de papeis sociais como, por exemplo, “brincar aos pais e aos filhos”. Os dados revelam ainda que as crianças do grupo em análise estabelecem uma boa relação com os seus pares, demonstrando haver diálogo e relações de amizade entre elas. Estas brincavam sempre em pares ou em pequeno ou grande grupo. Já em relação ao papel da educadora nas brincadeiras das crianças, os resultados mostram que a mesma assumiu um papel ativo, estimulando e incentivando as crianças nos seus diferentes papéis.