Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributos da literatura infantil no jardim de infância: conceções e práticas do adulto-mediadorPublication . Nunes, Ângela Carolina Guedes; Rodrigues, CarinaO presente relatório resulta de uma análise crítica, reflexiva e devidamente fundamentada do percurso concretizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada – Módulo II, com uma duração de, aproximadamente, quatro meses tendo lugar entre outubro e fevereiro de dois mil e vinte e três, numa organização socioeducativa pertencente à rede pública, em contexto de Jardim de Infância, com um grupo composto por vinte crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Oferece-se uma descrição detalhada do desenvolvimento de uma investigação realizada em contexto, considerando informações fidedignas recolhidas num período de observação para o efeito, referente aos contributos da Literatura Infantil no Jardim de Infância (JI), considerando as conceções e práticas do adulto-mediador. A investigação foi desenhada considerando três objetivos definidos a posteriori: (i) compreender as conceções da família acerca da importância da Literatura para a Infância e do seu fomento em idade pré-escolar; (ii) perceber a importância atribuída pelo educador à Literatura para a Infância e à sua dinamização em contexto de JI; e, por fim, (iii) analisar as práticas das famílias e do educador de infância no contacto precoce das crianças com os livros e a leitura. A investigação caracteriza-se pela sua natureza qualitativa, identificando-se como um estudo de caso, tendo como participantes as crianças, as famílias das mesmas e a educadora cooperante. Relativamente às técnicas investigativas recorreu-se à observação direta, consulta documental, elaboração de notas de campo, captação de registos fotográficos. Paralelamente, foi elaborado e entregue às famílias um inquérito por questionário, bem como à educadora cooperante, procedendo-se a uma análise categorial das respostas obtidas. Numa última etapa da investigação, procedeu-se à organização, leitura e análise dos dados, apontando estes para um reconhecimento, da parte do adulto-mediador de leitura, da importância do contacto precoce com a Literatura Infantil e dos benefícios que lhe estão associados.
- Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: conceções e práticasPublication . Patrocínio, Ana Rita Lima; Nunes, ClarisseO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPS) II e expõe uma análise crítica e reflexiva sobre a prática desenvolvida em Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, ao longo de um período de quatro meses. Para além da caracterização feita do contexto educativo onde foi realizada a intervenção, apresentarei também as intenções que delineei para a minha prática pedagógica, a avaliação do processo de intervenção, assim como será exposta a problemática sobre a qual considerei pertinente investigar e refletir de forma aprofundada e fundamentada. A temática considerada para a investigação é referente ao desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar. Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: i) perceber qual o papel desempenhado pela educadora de infância e pela família na promoção do desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita; ii) identificar as estratégias implementadas pela educadora de infância que potenciam o interesse e a motivação das crianças para as tentativas de escrita; e iii) compreender as conceções que as crianças revelam sobre a escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a recolha dos dados privilegiaram-se como técnicas e instrumentos a observação, as entrevistas realizadas às crianças e à educadora de infância cooperante e um questionário realizado às famílias. Os dados recolhidos foram analisados com base na análise de conteúdo, permitindo conhecer as conceções que as crianças, os pais e a educadora de infância têm sobre o assunto. Os resultados obtidos evidenciam que: (i) os diferentes contextos no qual a criança se insere permitem-lhe contactar com o código escrito e apropriar-se das diferentes funções da escrita; e (ii) as práticas implementadas pela educadora, a partir de atividades lúdicas, associadas à rotina ou mesmo uma organização do espaço físico da sala que promovem e motivam a criança a interessar-se pela escrita e as funcionalidades e utilidades da mesma. No último capítulo do relatório é ainda apresentada uma reflexão da minha prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche e jardim de infância, da qual contribuiu para a construção da minha profissionalidade.
- Attitudes, perceptions, and trends of honey consumption in PortugalPublication . Mata, F.; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe research aim was to evaluate the Portuguese honey consumers’ profile, their attitudes, perceptions, and trends towards the product, production, and consumption, to allow the development of marketing strategies. With this purpose, a questionnaire was developed in accordance with the Ajzen's Planned Behaviour Theory and was then completed by 784 interviewees to retrieve quantitative and qualitative data. These included demographic, consumption pattern, and behavioural pattern variables collected in a Likert scale. Spearman correlations were performed between ordinal and continuous variables, and chi-squared tests of independency applied to contingency tables between nominal variables. A positive correlation was found between age and frequency of purchasing. Men consume honey more frequently than women. Portuguese honey has a good reputation, and it is preferred in relation to imported honey. The Portuguese consumer is not completely aware of the different floral characteristics of honey, other hive products, and positive externalities associated with beekeeping. By filling the marketing gap identified, production and consumption of honey could be increased in Portugal. Marketing campaigns promoting the health benefits of honey and other hive products, as well as the externalities of beekeeping may be advantageous.
- O jardim de infância como espaço aberto às famílias: Um estudo sobre estratégias de envolvimento parentalPublication . Lemos, Mafalda Ribeiro Marques; Rodrigues, CarinaA existência de uma relação entre os contextos educativo e familiar no jardim de infância traz vantagens para a criança, para as famílias e para a instituição. Esta relação é valorizada numa “escola aberta”, dado que coincide com um contexto que fomenta o envolvimento parental. Partindo deste pressuposto, optou-se, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II da qual resulta o presente relatório, por realizar uma investigação centrada na Relação Escola-Família e no Envolvimento Parental, com o objetivo de compreender quais as estratégias adotadas num jardim de infância como “espaço aberto” às famílias. A intervenção ocorreu numa sala de 2/3 anos, com doze crianças, durante o período compreendido entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023. Começou-se por caracterizar, de forma reflexiva, o contexto onde decorreu a prática, de modo a definir objetivos de intervenção, em conjunto com as intencionalidades educativas para o contexto. A investigação assentou numa abordagem mista, recorrendo ao método do estudo de caso e utilizando como técnicas de recolha de dados a observação direta, a consulta documental, a implementação de uma entrevista semiestruturada às educadoras e a aplicação de questionários aos pais do contexto de estudo. Tendo em vista a problemática do estudo, e a partir dos dados recolhidos e organizados em torno de quatro categorias – (i) perspetivas sobre a Educação de Infância; (ii) relação escola-família; (iii) tipologias de envolvimento parental; e (iv) estratégias de envolvimento parental –, procurei analisar, por um lado, as conceções e práticas das educadoras sobre o envolvimento parental num contexto educativo aberto às famílias e, por outro, as próprias representações das famílias sobre o seu envolvimento e a sua participação nas atividades da escola.