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- “Eu ontem vou cortar o cabelo”: a noção de tempo numa sala de jardim-de-infânciaPublication . Pestana, Margarida Pereira da Costa; Fuertes, MarinaA noção de tempo e de espaço é uma aquisição fundamental a ser desenvolvida na educação pré-escolar ou da primeira infância, de forma que as crianças compreendam a sucessão das suas rotinas e antecipem acontecimentos do seu dia-a-dia e deve ser estimulada nas práticas educativas do jardim-de-infância. Estes conhecimentos permitem que as crianças se sintam seguras durante o seu dia. O presente estudo tem como objetivos: (i) Identificar aquisições nas crianças antes e após a implementação de um plano de intervenção educativa, relativamente à sua noção de tempo; (ii) Identificar alterações comportamentais nas crianças na entrada, na saída e durante o seu dia-a-dia, antes e após a implementação de um plano de intervenção educativa da investigação. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se uma investigação-ação com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade de uma sala de jardim-de-infância. A investigação foi realizada através do modelo em espiral cíclica, tendo ocorrido num primeiro momento a identificação do problema através da caracterização do grupo. Num segundo momento a recolha de dados foi realizada através da implementação do instrumento COR e a observação de incidentes críticos no dia-a-dia do grupo, e uma entrevista semiestruturada à educadora de sala. Posteriormente foi formulado um plano de intervenção educativa para dar resposta às fragilidades identificadas e, por fim, a reavaliação através do instrumento COR e a observação de incidentes críticos do grupo de crianças e uma entrevista semiestrutura à educadora de sala. Os resultados da presente investigação indicam que embora a sua duração tenha sido curta, observaram-se melhorias na noção de tempo, tais como, antecipação de acontecimentos, utilização de expressões (amanhã e ontem, de forma correta) e alteração dos comportamentos de tristeza e ansiedade na entrada e saída da escola, respetivamente. Como modelo em espiral cíclica a intervenção é recursiva, sendo agora tempo de delinear um novo plano de intervenção educativa.