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- As crianças brincam ou trabalham? Conceções de crianças e profissionais em Jardim de InfânciaPublication . Bento, Andreia dos Santos da Silva; Tomás, CatarinaEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo realça o período em que me integrei como estagiária num Jardim de Infância (JI), no qual estive desde 17 de outubro de 2022 a 13 de fevereiro de 2023, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos e com a respetiva equipa educativa (educadora de infância e assistente operacional). A investigação emerge do projeto que desenvolvi com as crianças, no qual estas manifestaram as suas opiniões acerca do que as crianças fazem: brincam, trabalham e/ou fazem ambos. Assim, defini os seguintes objetivos: i) conhecer as conceções das crianças da sala 3 sobre se “As crianças brincam e/ou trabalham?”; ii) conhecer as conceções das profissionais da sala 3 acerca da mesma questão. Procurei, ainda, compreender como os tempos-espaços do JI influenciam a projeção de momentos direcionados para o brincar e para o trabalhar e como a prática pedagógica do/a educador/a influencia o modo como as crianças consideram os diferentes momentos da rotina no JI. Esta investigação assume uma natureza qualitativa consubstanciada num estudo de caso. De entre as técnicas de recolha de dados utilizadas, é de destacar o recurso a entrevistas semiestruturadas e focalizadas, como forma de promover as vozes das crianças e das profissionais. A investigação, assim como a minha ação assentaram em princípios éticos. As conclusões da investigação remetem para: i) uma visão do brincar enquanto ofício da criança; ii) o reconhecimento de uma pressão social para valorizar e incentivar determinados tipos de aprendizagens, úteis futuramente; iii) a importância de dignificar o papel do/a educador/a e de contribuir para um novo olhar sobre o JI; iv) um olhar das crianças a partir do quadro dos direitos da criança.