Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Como criar, programar e produzir um festival de artes performativas?Publication . Dias, Beatriz Sousa Sá; Carneiro, AndreiaEstágio escolar realizado no Departamento de Participação da Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest. Ao longo do estágio, realizou-se um acompanhamento da produção, programação e atividades realizadas no departamento em questão, incluindo os festivais presentes no relatório - Encontro MEXE, Bienal BoCA, Festival Alkantara e o Encontro AMOSTRA. O tema selecionado como mote para o estágio e estudo surge de um sonho pessoal. Pretende responder a questões e inquietações que o tema fez surgir. Apresenta uma introdução sobre os festivais de artes performativas em Portugal, aborda a entidade de acolhimento e os festivais selecionados. Na conclusão é possível aceder a dois pontos - Programação Cultural vs. Produção; e a resposta ao título: Como criar, programar e produzir um festival de artes performativas? Nos elementos pós-textuais, além das referências e anexos, é disponibilizado um Glossário com uma interpretação pessoal dos conceitos que mais se destacaram no processo de estudo.
- RTCP: uma rede de políticas culturais em democratizaçãoPublication . Ferreira, Fábio Manuel Dias; Carneiro, Andreia; Mendes, ConceiçãoDurante o estágio realizado no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, de 2 de novembro de 2021 a 31 de março de 2022, desempenhei funções no Departamento de Produção. O período indicado coincidiu com a preparação e submissão da candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Desde o início do estágio fui integrado na equipa técnica que elaborou a candidatura, tendo acompanhado todas as fases da mesma. Neste relatório proponho-me a pesquisar e compreender os objetivos da RTCP, os requisitos e os apoios a disponibilizar às entidades integrantes. Procuro neste estudo perceber a importância do trabalho em rede, bem como o conceito de descentralização enquanto meios para a democratização da cultura. Foi para mim relevante neste processo entender que o objetivo primordial da RTCP era o de permitir que as estruturas culturais desenvolvessem uma maior autonomia financeira capaz de lhes proporcionar a sua independência artística, oferecendo-lhes a capacidade de desenvolverem projetos de programação independentes de entidades públicas, e politizadas, compreendendo, em simultâneo, nesse processo, qual a importância da sua dinâmica organizacional, procedimentos e requisitos.