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- A Covid-19 na informação de última hora no “Jornal da Tarde” da RTP1Publication . Farinho, José Gonçalo Gomes Cano; Mata, Maria JoséA pandemia da Covid-19 alterou a forma como se faz e vê televisão. Com um público forçado a cumprir quarentena, a televisão volta a ter mais espectadores, que são hoje mais exigentes. A difícil tarefa de manter a população informada durante uma pandemia foi posta à prova não só em Portugal, mas em todo o mundo. O principal objetivo desta investigação é compreender a forma como as notícias de “Última Hora” de âmbito Covid-19 foram processadas pela coordenação do “Jornal da Tarde” da RTP1. Pretende-se por isso analisar 91 edições deste formato televiso, que serão trabalhadas através de uma meticulosa análise de conteúdos. As principais conclusões retiradas apontam para um aumento da duração do programa analisado, consequência da pandemia, mas sem aparente relação com as notícias de “Última Hora”. Além disso, conclui-se também que a quantidade de notícias de “Última Hora” avançadas no “Jornal da Tarde” tornaram-se previsíveis, uma vez que a sua maioria dizia respeito à atualização dos dados da Direção Geral da Saúde (DGS). Também o recurso às reportagens em direto para notícias de “Última Hora” foi escasso, uma vez que a sua utilização foi maioritariamente para acompanhar os pontos de situação diários da DGS.
- A evolução tecnológica vs a cidadania e a educaçãoPublication . Bonacho, FernandaDesde há muito tempo que a literacia deixou de se confinar ao domínio restrito das competências ditas transversais às linguagens, aquele conjunto de competências que é instrumental a todas as demais aprendizagens, o seja o ler, escrever e contar. Relacionar-se com os outros e viver em sociedade, perceber as leis que regem o mundo físico e a natureza, compreender o valor da beleza e a dimensão estética da vida fazem parte de uma literacia que ultrapassa conteúdos técnicos e abraça referenciais axiológicos – pessoais e sociais – que determinam a nossa responsabilidade individual enquanto cidadãos.