Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A leitura em voz alta na sala de aula no 1.º ciclo de ensino básicoPublication . Oliveira, Joana Fernandes; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No contexto da intervenção realizada no 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano, foi desenvolvido um estudo empírico, centrado no tema da leitura em voz alta na sala de aula no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) conceber estratégias de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da competência de leitura em voz alta no 1.º CEB, (ii) monitorizar e avaliar o desempenho da leitura em voz alta com o recurso a instrumentos que promovam a autonomia do aluno e (iii) avaliar a perceção dos alunos e da orientadora cooperante relativamente ao ensino e aprendizagem da leitura em voz alta. O estudo realizado é de natureza qualitativa, tendo sido complementado por dados quantitativos, e foi implementado na turma de 2.º ano um programa de intervenção para o desenvolvimento da competência de leitura em voz alta. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se a: questionário aplicado aos alunos; questionário aplicado à Orientadora Cooperante; e grelhas de avaliação da competência de leitura em voz alta. Para o tratamento e análise de dados, procedeu-se à análise de conteúdo, complementada por uma análise quantitativa (estatística descritiva). Os resultados obtidos através da análise das grelhas de avaliação da competência de leitura em voz alta demonstram a existência melhorias na leitura ao longo das várias semanas nos vários parâmetros de avaliação. Por sua vez, os dados recolhidos através dos questionários aplicados aos alunos à Orientadora Cooperante demostram que tanto os alunos como a Orientadora Cooperante apresentam uma perceção positiva da competência de leitura em voz alta.