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- "Os meus pais não podem vir à nossa sala por causa do Covid!" - Relação Jardim de Infância – Família em tempos de pandemiaPublication . Brito, Micaella Ribeiro de; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em Jardim de Infância (JI), do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento visa refletir e registar, de um modo sistemático e fundamentado, todo o trabalho desenvolvido no decorrer de um estágio com a duração de cerca de 4 meses, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de uma sala de jardim de infância integrada numa organização socioeducatica privada. Apresenta-se ainda uma perspetiva sobre o trajeto formativo vivenciado ao longo da formação, refletindo sobre os seus contributos na construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. Tendo presente o impacto da pandemia causada pelo vírus SARS-Covid 19 na relação JI-Famílias, surgiu um interesse em investigar esta questão no contexto socioeducativo em que estava a realizar a PPSII, com especial foco na sala em que estava integrada (JI3) com os seguintes objetivos: (i) Caracterizar e analisar a dinâmica JI-Famílias antes da pandemia e durante o período de confinamento; (ii) Identificar as estratégias de comunicação com as famílias utilizadas pela equipa educativa durante o confinamento; (iii) Identificar os impactos da pandemia na dinâmica JI-Famílias; e (iv) Conhecer como é que a equipa educativa projeta a dinâmica JI-Famílias no pós-pandemia. Considerando os propósitos definidos, optou-se pela realização de um estudo de caso, de cariz qualitativo. A recolha de dados passou pela realização de duas entrevistas semidiretivas (uma à educadora responsável pela sala JI3 e outra à diretora da organização socioeducativa) e pela aplicação de um questionário online às famílias das crianças do grupo de referência. Os dados reunidos revelam que no contexto socioeducativo em análise, no seguimento dos confinamentos provocados pela pandemia, as relações entre o JI e as famílias alteraram-se significativamente, com um grande afastamento físico das famílias em relação à escola, mas, ainda assim foi possível manter uma relação de qualidade e de muita comunicação. Para isso, foi necessário a reformulação de estratégias de comunicação e cooperação para que se mantivesse a relação e parceria fundamental para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Estratégias essas que foram desenvolvidas pela equipa educativa, e consistiam na utilização de plataformas digitais, tais como o Zoom e o Classroom, para a realização de reuniões com as crianças e com as famílias, e para partilhar sugestões de atividades semanais. A utilização do WhatsApp e do Email tornaram-se o meio de comunicação principal entre as famílias e a equipa educativa.
- Práticas de leitura e escrita num grupo de crianças dos três aos cinco anosPublication . Matos, Mariana Oliveira; Toledo, LeonorO presente relatório carateriza-se por retratar de modo reflexivo o percurso realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) numa freguesia na zona intermédia de Lisboa. O grupo era constituído por vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este relatório está organizado de forma a refletir o processo de intervenção, a saber: a caracterização do contexto socioeducativo, que levará à definição das intenções para a ação educativa. Dele também faz parte a avaliação das intenções definidas e a forma como correu o processo de intervenção. De seguida, o relatório apresenta a investigação realizada no presente contexto, que focaliza as “Práticas de leitura e escrita num grupo de crianças dos três aos cinco anos”. Este tema surgiu a partir das observações efetuadas ao longo da prática, nas quais foi possível constatar a forma como a equipa educativa implementava as suas práticas, assim como os conhecimentos e os interesses que as crianças demonstravam sobre a leitura e a escrita e em que situações do quotidiano acontecia essa utilização. Deste modo, foram delineados quatro objetivos, os quais estão associados à atitude do adulto, à prática educativa da equipa educativa, aos conhecimentos e interesses das crianças e à forma e aos espaços em que as crianças podem fazer uso da leitura e da escrita. A metodologia utilizada foi o estudo de caso etnográfico e foram utilizadas diversas técnicas e um instrumento para a recolha e análise dos dados. As análises de resultados permitiram identificar que o papel do adulto é relevante para as crianças quando valoriza o que é feito e os progressos que vão existindo, assumindo-se como modelo e com uma atitude de apoio. A prática da equipa educativa relaciona-se com a participação das famílias e no sentido de incentivar o gosto pela leitura e escrita das crianças. Para além disso, os recursos e as estratégias utilizadas influenciam a utilização da leitura e da escrita pelas crianças. O facto de as crianças possuírem conhecimentos e interesse sobre a escrita e a leitura faz com que a equipa educativa adeque a sua prática aos interesses do grupo de crianças.