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- “É a família dos triângulos, agora estão todos juntinhos”: brincadeira e construção de conhecimentoPublication . Barateiro, Maria Vila Verde Campos; Toledo, LeonorO presente relatório tem como principal objetivo a realização de uma análise reflexiva acerca do percurso de Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de Jardim de Infância, mais concretamente nos meses de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. Neste documento, encontram-se diversos tópicos que são representativos do processo de intervenção, realizado num grupo de Jardim de Infância composto por vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Desta forma, é possível encontrar ao longo do relatório, a Caracterização do Contexto Socioeducativo, as minhas Intenções quanto à Intervenção na Prática, a Investigação em si, tal como a Construção da Profissionalidade e as Considerações Finais. Nos anexos, estão também presentes diversos documentos de apoio à investigação, assim como o Portefólio de uma criança. Quanto à Investigação realizada em contexto de Jardim de Infância, a problemática delineada trata da “brincadeira como forma de construção de conhecimento”. A mesma foi definida a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, onde foi percetível a riqueza dos diálogos e as ações que aconteciam em situação de brincadeira livre. O brincar é fundamental à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo esta investigação se apoiado teoricamente em autores como Neto (2020), Lino et.al. (2020),Kishimoto (2001), Azevedo (2016), Tomás e Ferreira (2020), entre outros que foram essenciais para sustentar a investigação. Esta caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo como estratégias metodológicas: a observação participante e não participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Por fim, a investigação conclui que é importante compreender os conhecimentos construídos pelas crianças nas diferentes brincadeiras, levando a que sejam utilizados não só conhecimentos prévios como a construção de novos. O papel da equipa educativa é essencial para que as brincadeiras ocorram com total liberdade e sem interferências, sendo que através das brincadeiras o educador de infância pode e deve utilizar a intencionalidade da mesma no decorrer da sua prática pedagógica.
- O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livrosPublication . Vieira, Madalena Comenda Miguens; Lino, DaliloO presente relatório intitulado, O contexto escolar e familiar e a sua influência na relação que as crianças têm com os livros, tem como objetivo analisar, avaliar e fundamentar de forma reflexiva toda a minha prática, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) em contexto de Jardim de Infância. As ações pedagógicas tomadas ao longo da prática, encontram-se aqui descritas e fundamentadas através de notas de campo que resultaram da minha observação direta, bem como da literatura específica. A PPS II decorreu entre 28 de fevereiro de 2022 a 28 de maior de 2022, num colégio privado, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Neste período e, em conjunto com as suas famílias e equipa educativa, propus-me a desenvolver uma investigação que dá o nome a este trabalho. No relatório, encontra-se ainda a investigação de uma problemática surgida a partir do contexto onde estive inserida. Surgiu assim o seguinte tema de investigação: Qual a influencia do contexto escolar e familiar na relação que as crianças têm com os livros e com a leitura de histórias? A partir deste tema, desenvolvi um estudo de caso com base em observação, em questionários realizadas aos pais, à educadora e a uma entrevista realizada às crianças. Após a análise dos resultados foi-me possível perceber que as crianças que recebiam mais inputs relativos aos livros e à leitura, são as que mais interesse demonstram nesta área. Relativamente à profissionalidade docente, como educadora de infância em contexto, torna-se vital a criação de relações, visto que o educador só consegue conhecer cada criança na sua individualidade através das interações que com elas vai tendo, no decorrer dos seus dias e, principalmente, nas suas brincadeiras quando convidado a participar.