Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-26"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do diretor na mudança educativa: estudo de casoPublication . Gonçalves, Ana Paula Martins; Dias, MarianaAs lideranças são atualmente consideradas muito relevantes para a melhoria de escola e compreender esse processo é fundamental para qualquer interessado neste campo de estudos. Não surpreende , por isso, que tenha centrado a minha pesquisa num diretor de escola que em Portugal acreditou nesse sonho e começou a tentar concretizá-lo mesmo quando a autonomia da escola se encontrava ainda muito próxima do que diversos autores consideraram, à semelhança de Barroso (2004) uma “ficção necessária”. Esta dissertação decorre do estudo do seu percurso profissional durante quinze anos (2003-2019) e enquadra-se na problemática da liderança direcionada para a melhoria de escolas. Com este trabalho pretendemos, em primeiro lugar, compreender como é que este diretor se apropriou de sucessivos modelos de administração, direção e gestão das escolas sem nunca perder a visão de escola e, em segundo lugar, como conseguiu implementar mudanças organizacionais muito profundas num contexto em que a mudança de paradigmas organizacionais, curriculares e pedagógicos era quase inexistente (Afonso & Viseu, 2001, Costa et al, 2013) Esta investigação de natureza qualitativa, valoriza as perspetivas interpretativas dos estudos de caso, seguindo a orientação metodológica das histórias de vida, da qual resultou uma “narrativa” que tem os seus principais fundamentos na análise de conteúdo de uma entrevista semidiretiva e de um depoimento elaborado pelo próprio diretor. Essa análise permitiu a definição de diversas dimensões analíticas que se cruzam, com frequência, com as principais caraterísticas emergentes dos estudos sobre escolas eficazes realizados em diversos contextos (Lima, 2008). O trabalho realizado permite-nos concluir que além de concretizar os objetivos definidos, designadamente transformar a dinâmica da escola e atingir uma melhoria significativa no sucesso educativo dos alunos, o diretor que está no centro deste estudo antecipou muitas das orientações políticas atuais.