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- O plano longo em "Trás-os-Montes" de António Reis e Margarida Cordeiro e na curta-metragem "Céu aberto"Publication . Braga, Sebastião Maria Vasconcelos da Cruz; Gonçalves, VítorA seguinte tese procurará definir e entender a relevância e forma estratégica de pensar o plano longo, tendencialmente fixo, através da análise fílmica de Trás-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro. Assim como, refletirá sobre a contraparte prática das implicações e consequências das questões analisadas no desempenho do projeto de filme, desenvolvido no seminário de orientação, da especialização de mestrado, em realização e dramaturgia, os processos criativos e a rodagem da curta-metragem Céu Aberto.
- “Tu és uma criança?” (eu) “claro!” (cl.) - representações das crianças sobre o que é uma criançaPublication . Pavoeiro, Filipa Peralta; Almeida, TiagoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em contexto de Jardim de Infância (JI) e visa ilustrar, de uma forma crítica e reflexiva, o percurso efetuado ao longo de cerca de 5 meses com um grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos. A organização socioeducativa onde foi realizada a PPS II é um estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo e rege-se pelo Movimento da Escola Moderna (MEM). O interesse pela problemática da investigação acompanhou-me desde a Prática Profissional Supervisionada I. Aquando da elaboração da revisão de literatura acerca da problemática identificada em contexto de creche, e ao realizar uma retrospetiva acerca da história da Educação de Infância em Portugal, deparei-me com uma outra temática: o conceito de criança. De facto, os adultos concedem uma representação e uma visão de criança enquanto detentora de plenos direitos e de uma individualidade própria. Mas será que as crianças contêm dentro de si essa visão de criança participativa, cidadã, com plenos direitos? Esta curiosidade acabou por traduzir-se numa vontade em perceber quais as representações das crianças sobre o que é uma criança. Metodologicamente, a investigação segue as diretrizes do método de estudo de caso. Os resultados obtidos, recolhidos através de Focus Group, evidenciaram o facto de no discurso das crianças existirem conceções maioritariamente associadas às suas características físicas. As ideias que as crianças têm sobre si parecem ir ao encontro, possivelmente, do modo como os adultos se relacionam com e falam sobre elas. Nesse sentido, pode-se pensar que é a vivência ética das relações entre adultos e crianças que consubstanciam outros modos de ser crianças e de se sentir criança, indo além dos discursos hegemónicos de uma determinada época sócio-histórica. A imprescindibilidade da adoção de uma prática reflexiva; a perceção de como as minhas características pessoais, as vivências, os princípios e os meus valores influenciam diretamente na construção da minha identidade profissional; e o contacto com um modelo pedagógico específico – o MEM - sustentam aquela que é a construção da minha profissionalidade.