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- O motion capture no cinema de animação - um estudo de caso sobre o filme Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne (2011)Publication . Gomes, Nuno Miguel Conceição; Souto, JorgeA computação gráfica (computer graphics) nasceu na década de 1960, ajudando na forma como o cinema representa o mundo. Nos dias de hoje é uma ciência multidisciplinar. É responsável pelo constante desenvolvimento e aperfeiçoamento de diversas áreas, desde a medicina à indústria automóvel. A evolução do cinema permitiu à computação gráfica integrar-se na sétima arte. Sendo a mesma, hoje em dia, uma importante ferramenta das produções cinematográficas. Começando por simples introduções da computação gráfica em curtas metragens na década de 1970, acabou por se tornar numa ferramenta muito utilizada em longas metragens totalmente computadorizadas, já no século XXI. O foco desta investigação passa por compreender a construção e animação da personagem virtual, através da captura de movimento de atores. As diversas representações do ser humano através de uma personagem digital, ao longo da história do cinema, demonstram que existem diversas técnicas para chegar ao resultado final. No entanto, ainda há uma indefinição sobre a melhor a ser abordada e utilizada. Este documento visa entender o processo de construção da personagem virtual, focado no filme The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn (2011). Serve assim, para perceber as características de animação indicadas para determinados momentos cinematográficos, tendo em conta a representação do ser humano através de uma personagem virtual. Esta investigação pretende ser um arquivo de dados relevante, através de uma pesquisa epistemológica reflexiva justificada na literatura das ciências sociais e humanas. Tornar-se um ponto de partida para que mais etapas de conceção, modelação, animação e produção sejam compreendidas e estudadas por novas gerações da era da computação gráfica.