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- Perspetivas de professores e de alunos sobre o papel do Professor de Educação Especial na construção de uma Escola InclusivaPublication . Vale, Isabel Alexandra Caldeira da Silva Matias Cunha do; Madureira, IsabelA escola inclusiva é atualmente um tema muito debatido em Portugal. Por muitos considerada uma utopia, para que tal não aconteça, é fundamental que seja realizada uma constante construção, investimento e reflexão por parte de todos os intervenientes, não bastando apenas o que vem preconizado no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Para a criação de uma escola inclusiva é imprescindível ter em consideração a implementação de medidas educativas que possam enquadrar e promover a ação da comunidade educativa e das escolas, para além dos princípios e da ética inerentes à sua génese. Neste processo e, de modo, a garantir que a escola é para todos e, em simultâneo, para cada um, o papel de todos professores é fundamental, sendo particularmente indispensável uma colaboração permanente entre o professor de ensino regular e o professor de educação especial. Neste sentido, com este trabalho pretendeu-se conhecer as perspetivas que professores e alunos têm sobre o papel dos professores de educação especial na construção de uma escola inclusiva. A metodologia aplicada baseou-se numa abordagem de caráter qualitativo e interpretativo que recorre a diversas técnicas de recolha de dados, principalmente a realização de entrevistas semidiretivas a professores e de um focus group a alunos. No que diz respeito aos resultados obtidos neste estudo, na opinião dos participantes a escola garante o acesso, a participação e o sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais. As opiniões dos alunos e dos professores relativamente ao papel do professor de educação especial são, de certa forma, similares, quando referem que este é um docente cujo papel é muito diversificado, nomeadamente no apoio dado individualmente aos alunos com necessidades educativas especiais, bem como ao articular e ao colaborar com todos os atores educativos, permitindo uma maior coesão na construção de uma escola que se quer inclusiva.
- Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusãoPublication . Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira; Leite, TeresaO presente estudo tem como tema as Necessidades de Formação Contínua de Professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. O objetivo do mesmo será analisar as suas necessidades formativas relativamente à inclusão de alunos com NEE, num determinado contexto escolar. Estabeleceram-se ainda objetivos específicos: Conhecer as necessidades de formação de professores para a inclusão, num determinado contexto; Identificar o tipo de formação contínua oferecido e frequentados pelos professores no âmbito da inclusão; Conhecer a perceção dos professores sobre a utilidade e aplicabilidade da formação nesta área. Para responder aos objetivos, desenvolveu-se um estudo qualitativo, recorrendo a entrevistas semi-diretivas a sete professores com formação de base em ensino do 2º e 3º ciclo. Os resultados mostram que, para os docentes entrevistados, as necessidades relativas à inclusão dos alunos com NEE não são essencialmente necessidades de formação, mas necessidades de melhoria na organização da escola. Apesar disso, consideram que a formação contínua é relevante e útil para a melhoria da prática profissional, desde que seja ajustada a cada contexto e às necessidades. Neste sentido, sugerem modalidades de formação com uma forte vertente prática e que favoreçam a troca de experiências entre docentes.