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- O papel atribuído à supervisão na coordenação de departamento pré-escolarPublication . Rosa, Raquel Maria Castanheiro Cardoso; Leite, TeresaO presente estudo incide na função do coordenador de departamento pré-escolar e pretende compreender o papel atribuído à supervisão pedagógica neste departamento, através das perceções dos próprios coordenadores e educadores de infância. A publicação do Decreto-lei nº75/2008 veio aumentar as funções e responsabilidades dos coordenadores de departamento, que passam a ser designados como principais estruturas de coordenação e supervisão pedagógica. Com vista ao desenvolvimento do projeto educativo de escola, compete ao coordenador de departamento, em estreita colaboração com o diretor e o conselho pedagógico, a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares, a promoção de comunidades de prática e a avaliação de desempenho do pessoal docente, perspetivando, assim, uma escola responsável, pensada, participativa, contextualizada e de qualidade. Esta investigação qualitativa, que se insere no paradigma interpretativo, é um estudo de caso múltiplo, desenvolvido em dois jardins de infância de Lisboa (um da rede pública e um de IPSS), e teve um total de oito participantes. Em cada uma das instituições realizámos entrevista à coordenadora de departamento pré-escolar e a três das educadoras. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que o cargo de coordenador de departamento, como líder intermédio, com poderes de liderança e tomadas de decisões, ainda não é totalmente aceite, cabendo-lhe, na prática, sobretudo funções de representação e mediação, no caso do JI público e de apoio no caso do JI IPSS. A falta de formação específica para exercer o cargo de coordenador, a acumulação de funções e alguma recusa das próprias coordenadoras em se considerarem como líderes, contribuem para que não haja uma consolidação e fortalecimento do cargo de gestor intermédio. Os coordenadores e as educadoras demonstram um conhecimento muito superficial e inconsistente da supervisão pedagógica, não ocorrendo processos supervisivos formais em nenhuma das duas instituições onde foi desenvolvido o estudo.
- Financialisation and the Portuguese private consumption: two contradictory effects?Publication . Barradas, Ricardo; Gonçalves, AndreiaThis paper makes an empirical evaluation of the relationship between financialisation and the Portuguese private consumption by performing a time series econometric analysis from the first quarter of 1996 to the third quarter of 2019. Framed within the post-Keynesian literature, financialisation has two contradictory effects on private consumption. The first one corresponds to the fall in the households’ labour income, which favours a deceleration of private consumption. The second one corresponds to the increase of households’ debt and the increase of households’ financial and housing wealth, which favours an acceleration of private consumption. The global net effect of financialisation tends to be positive because the beneficial wealth effect suppresses the harmful income effect. We estimated a private consumption equation that includes four control variables (unemployment rate, inflation rate, short-term interest rate and long-term interest rate) and three variables linked to financialisation (labour income, net financial wealth and housing wealth). Our results confirm that labour income, net financial wealth and housing wealth are positive determinants of Portuguese private consumption. Our results also show that financialisation has represented an important driver of Portuguese private consumption, particularly due to the beneficial effects of net financial wealth