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- Caracterização das frequências de ressonância de subestações de tração de 25 kV a 50 HzPublication . Oliveira, Pedro Alexandre Mendes; Gambôa, Paulo José Duarte Landeiro; Chaves, Miguel Cabral FerreiraA presente dissertação de Mestrado tem como objetivo realizar o estudo teórico e a simulação numérica de uma aplicação para determinação das frequências de ressonância existentes nos troços de via eletrificados da Rede Ferroviária Nacional, bem como proceder ao seu mapeamento para identificar o grau de compatibilidade do teor harmónico gerados pelos conversores eletrónicos de potência de tração do material circulante existente em Portugal. O trabalho desenvolvido começa por descrever as características da Rede Ferroviária Nacional em matéria de Energia de Tração, bem como descreve o tipo de material circulante escolhido para a avaliação do grau de compatibilidade dos seus conversores eletrónicos de potência de tração. O estudo teórico para a elaboração da aplicação para a obtenção das frequências de ressonância teve como base a formulação de Carson-Clem e modeliza um troço eletrificado por uma subestação de tração elétrica através do Modelo de Linhas de Transmissão Multicondutoras. Esta ferramenta obedece igualmente às regras nacionais e europeias em matéria de energia de tração e retorno da corrente de tração. Por último é adaptado e desenvolvido o modelo em Matlab/Simulink, necessário para a simulação numérica das frequências de ressonância do troço eletrificado alvo do presente estudo. A frequência de ressonância é obtida através da injeção de corrente ao longo do troço, com variação de frequência, obtendo assim a impedância de ressonância do troço a estudar. Após determinadas as frequências de ressonância, serão comparadas com as frequências de operação dos conversores eletrónicos de potência de tração de um tipo de material circulante que opera atualmente na Rede Ferroviária Nacional.
- Impact welding of materialsPublication . Galvão, Ivan; Loureiro, Altino; Mendes, RicardoRecent industrial criteria, focused on obtaining increasingly efficient structures, require the production of multimaterial components. However, the manufacturing requirements of these components are not met by conventional welding techniques. Alternative solid-state technologies, such as friction or impact-based processes, must be considered. Impact welding processes have the advantage of presenting a very short cycle time, which minimises the interaction of the materials under high temperature. This fact strongly contributes to reducing the formation of brittle intermetallic compounds (IMCs), i.e., one of the main concerns of welding dissimilar materials. Moreover, as the influence of the welding process is confined to a very narrow band around the materials interface, similar and dissimilar welds with high-strength bonding and a minimal heat-affected zone can be produced. The impact welding family encompasses different welding processes, such as explosion welding, magnetic pulse welding, vaporising foil actuator welding, and laser impact welding. Although these processes share the main operating principle, consisting of a high-velocity collision between a flyer and a target, they differ in the way the flyer is accelerated. These processes also present very different length scales, providing the impact welding family with a broad applicability range. The technical interest of impact welding is driving the ongoing development of many scientific studies, which are essential to optimise the current manufacturing processes by developing new welding strategies and solutions. The present special issue presents a sample of the cutting-edge research that is being conducted on the multidisciplinary field of impact welding.