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- Redes sociais e reputação: uma crise de reputação da EDP na era digitalPublication . Pais, João Pedro Bandeira; Miranda, Sandra Marisa LopesA reputação é um dos bens mais valiosos que uma organização pode ter, deve por isso ser gerida com todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance por forma a conseguir alcançar uma boa reputação perante o seu mercado e audiência. As novas tecnologias trouxeram novos desafios às organizações, uma vez que a velocidade a que circula a informação é cada vez maior, e a capacidade de gerir o que é dito sobre a organização no universo online é cada vez mais complexo. Pretende-se ao longo desta investigação, perceber de que forma uma crise nas redes sociais pode afetar a reputação de uma organização. A empresa portuguesa Energias de Portugal também conhecida como Edp, deparou-se com uma situação sensível na sua rede social Facebook, no ano de 2011, e a presente investigação pretende apurar quais os impactos dessa crise na sua reputação e quais as estratégias de comunicação que a empresa utilizou para a dirimir. É neste contexto que esta dissertação considera ser importante aprofundar o estudo sobre crises de reputação, que em diversos casos começam com pormenores insignificantes, muitas vezes até desvalorizados pelas organizações e que, rapidamente aumentam de dimensão até a situação ficar fora de controlo. Por forma a obter resultados conclusivos sobre o tema, através da metodologia qualitativa foi realizado um estudo netnográfico à página de Facebook “Eu não pedi um plano nacional de barragens” e uma entrevista semi-estruturada realizada à Diretora de Redes Digitais da Edp, com recurso a um guião de entrevista. Os resultados obtidos demonstram e confirmam que a ligação da empresa Edp ao Plano Nacional de Barragens, não contribuiu por si só favoravelmente para a sua reputação, e para ajudar toda esta situação foram adicionalmente evidenciados pelos seguidores da página de Facebook “Eu não pedi um plano nacional de barragens!" sete principais motivos de descontentamento. A crise com a qual a empresa se deparou em 2011 na sua conta oficial no Facebook, revelou que a Edp não estava devidamente preparada para o que viria a acontecer, sendo obrigada a tomar uma decisão urgente e de contingência, ao ser forçada a eliminar a sua conta na rede social Facebook, por forma a minimizar o impacto que esta ação teria na sua reputação. Esta decisão não deixou de ter um forte impacto na imprensa nacional e também na sua reputação.
- Where Is Europe? The Contribution of the Portuguese TV to the Coverage of the 2019 Elections to the European ParliamentPublication . Bonacho, Fernanda; Pina, Helena Figueiredo; Neves, Rúben de AlmeidaThe 2019 elections to the European Parliament (EP) were held in a climate of political unrest. Despite the impact and legislative importance of the EU governance upon our lives, a significant body of research has argued that so far there has not been a committed European news agenda focused on fostering citizen engagement with EU affairs so as to build a sense of Europeanness or a Europeanized discursive public sphere. The primary goal of our study was therefore to evaluate the role of the Portuguese television in informing the public and contextualizing the issues posed by the run-up to the EP election and the underlying process of the European construction. In Portugal, television remains a privileged medium for citizens to access information. Given that prime-time TV news bulletins manage to reach the highest audience ratings when compared to other information programmes, it is our aim to analyse RTP1, SIC and TVI news bulletins between 13-26 May – the period of the electoral campaign. A critical discourse analysis (combining quantitative and qualitative methods) will be followed in order to assess the newsworthiness of Europe -where is Europe? - and the interconnectedness between systems of representation, identity building and participatory citizenship.