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- Modelo de gestão económica do ciclo de vida de um ativoPublication . Dionísio, Jorge Miguel Moreira; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO presente documento tem como objetivo apresentar um modelo para avaliação dos custos do ciclo de vida de um equipamento. Para tal primeiro será feita uma introdução a vários temas adjacentes, tais como a manutenção, a temática do ciclo de vida de um equipamento, a gestão de ativos e a relação entre os vários subtemas mencionados resultando assim na gestão de custos do ciclo de vida. Os objetos de estudo deste documento estão presentes no quinto capítulo, onde com a ajuda dos funcionários da empresa Cisterluso e da empresa Bureau Veritas, foi possível agregar informação por forma a se ter as bases para a construção do modelo. Da empresa Cisterluso foram fornecidas as informações ligadas à manutenção e construção dos veículos cisternas em estudo. Já da empresa Bureau Veritas, que é a empresa onde trabalho, foram fornecidas as informações relativas aos serviços, renovações de documentação técnica e inspeções, necessárias ao período de vida útil dos objetos de estudo. Com a informação definida e recolhida, foi analisada qual a melhor forma de construir o modelo pretendido, isto é, tendo em conta os métodos de custeio disponíveis optou-se pelo método ABC, pois este é o método que melhor se adequa ao pretendido. Este é o que melhor se enquadra, pois divide a avaliação de custos nas diversas atividades, o que acontece no ciclo de vida em estudo, este é dividido em várias atividades e fases. Com tudo isto conseguiu-se atingir o objetivo de criar um modelo de gestão económica do ciclo de vida de um ativo. Para terminar conseguiu-se atingir o objetivo de criar um modelo real para a avaliação de custos do ciclo de vida de um ativo e assim conseguir se fazer uma avaliação fundamentada de qual a melhor opção a tomar aquando a aquisição de um ativo para uma empresa, isto é, se o ativo irá ser rentável e se o investimento irá retornar de forma rápida.
- Túnel do Marão : conceção/construçãoPublication . Luís, Rui Fernando; Vasques, Filipe Manuel Vaz Pinto de AlmeidaO Túnel do Marão será indubitavelmente uma obra de referência de Portugal no século XXI, quer pela sua complexidade, quer pela dificuldade de execução da empreitada, quer pela fulcral importância em servir a população fustigada pelos acidentes mortais no IP4, entre vários outros motivos. Este trabalho pretende dar a conhecer e analisar, o processo que permitiu concretizar esta importante infraestrutura no panorama nacional, desde as condicionantes que levaram ao lançamento da obra, passando pela caracterização do enquadramento geológico, descrevendo as soluções de projeto e sobretudo a execução da obra nos seus aspetos técnicos, sem deixar de ter em conta o enquadramento político e as sucessivas paragens e recomeços. Abordar-se-á ainda a dificuldade acrescida devida a uma alteração de circunstância no decorrer da empreitada e os desafios ultrapassados para garantir a entrada em serviço da obra dentro do prazo. Para mais fácil apresentação da enorme quantidade de informação recolhida e aqui analisada, a dissertação será dividida em cinco grandes capítulos: apresentação do empreendimento, enquadramento geológico e projeto, execução da obra, alteração de circunstância e acompanhamento técnico em obra. Pretende-se assim apresentar a infraestrutura em todas as suas fases; desde o concurso público, projeto, obra e acompanhamento técnico. Por último será recolhida, consultada e apresentada toda a bibliografia científica associada a esta obra que logrou também inúmeros artigos na comunicação social.