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- Inclusão de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual no 3.º ciclo do ensino básico: perspetivas e práticasPublication . Santos, Mário Miguel Lopes dos; Isabel MadureiraA presente dissertação aborda o tema da inclusão de alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no 3.º Ciclo do Ensino Básico (3.º CEB). Sendo a educação inclusiva essencial no que respeita à tão necessária equidade educativa, encontrar um exemplo capaz de ilustrar o processo de inclusão de alunos que apresentam PDI, constituiu o propósito deste estudo. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, realizado em dois agrupamentos de escolas de Lisboa, que contou com a participação de dois alunos, duas docentes de educação especial (DEE) e quatro docentes do ensino regular (DER). Conhecer as perspetivas dos DEE e dos DER sobre a educação destes alunos, e caracterizar as práticas que implementam, no sentido de promover a sua inclusão, constituíram os objetivos gerais do estudo. A recolha de dados centrou-se na realização de entrevistas semi-diretivas e observações naturalistas. Procurámos conhecer as necessidades específicas dos alunos, as estratégias, atividades e recursos privilegiados pelos docentes, e as dificuldades que se lhes colocam na prática profissional. Interessou-nos ainda conhecer o modo como se processa a relação entre docentes, no sentido de facilitar a inclusão. Os resultados obtidos revelam que os docentes apresentam conceções favoráveis à inclusão destes alunos no 3.º CEB, ainda que manifestem dúvidas e inquietações quanto à pertinência da recente alteração legislativa. Estas preocupações expressam-se através de uma análise crítica das vantagens e desvantagens da legislação atual e das implicações na prática profissional dos DEE. Quanto às práticas de inclusão, os DEE privilegiam o apoio direto ao aluno, procurando dar resposta às suas necessidades e, ainda que destaquem a importância da articulação com os DER, não se verificaram, no entanto, práticas de trabalho colaborativo entre ambos. No caso dos DER, constatou-se que persistem dificuldades no que respeita à organização de atividades facilitadoras da aprendizagem dos alunos, particularmente com os pares. Estes docentes centram-se maioritariamente nas dificuldades que os alunos apresentam, preocupando-se sobretudo com a forma como participam diretamente nas aulas. A participação é, assim, perspetivada como fundamental no processo de inclusão, não sendo tão evidente a preocupação com a aprendizagem efetiva destes alunos.
- O teatro como elemento libertador: projecto "sai da caixa": trabalho de projectoPublication . Ferreira, Luís Filipe Valente; Rosa, Armando Nascimento; Wengorovius, RitaO trabalho desenvolvido neste relatório afirma que as práticas artísticas comunitárias são um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos, em condições consideradas problemáticas e preocupantes. No âmbito prisional, o projecto “Sai da Caixa” desenvolveu uma intervenção artística com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Através de jogos teatrais, de memória e identidade, este trabalho desenvolve e afirma que o teatro é um elemento libertador.