Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O brincar na educação pré-escolar: as interações e as preferências das crianças nas suas brincadeirasPublication . Reis, Liliana Andreia dos Santos Ferreira dos; Lino, DalilaO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo dar a conhecer as etapas das experiências durante as quais pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação de infância. Este está organizado por capítulos de acordo com a temática e relevância, sendo os mesmos identificados por números. Desta forma, apresento tanto a dimensão reflexiva como a investigativa, sem esquecer a reflexiva sobre a prática pedagógica vivida enquanto futura profissional de educação. Assim, inicialmente apresento o contexto educativo, da qual fazem parte o contexto e os intervenientes do mesmo, em seguida surge a dimensão reflexiva da intervenção em jardim-de-infância, que se refere às minhas intenções pedagógicas e posterior avaliação das mesmas. Depois surge a apresentação do estudo, onde pretendo analisar as brincadeiras das crianças em contexto de educação de infância, sendo que, a principal abordagem são os tipos de brincadeiras e as interações das crianças durante o brincar. Desta forma, pretendo conhecer as brincadeiras das crianças nos tempos que lhes são dados para brincar e quais são as interações que resultam dessas brincadeiras, tendo sido dinamizada uma revisão de literatura especializada sobre o tema, que me permitiu compreender melhor as brincadeiras das crianças. De seguida, são apresentados os resultados do estudo que indicam que as crianças interagem entre elas consoante as brincadeiras em que se envolvem e fazem-no essencialmente no âmbito do faz-de-conta, embora brinquem também de outras formas. Numa fase posterior, apresento uma reflexão sobre as minhas aprendizagens e a construção da minha identidade profissional como futura educadora de infância, tendo para isso, como foco, todo o processo académico teórico e prático vivido até aqui.