Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A auditoria interna em Cabo VerdePublication . Lopes, Indira Patrícia Varela; Alves, Gabriel CorreiaCabo Verde tem acompanhado em termos de contabilidade e de auditoria externa a adoção das melhores práticas. O novo sistema de normalização contabilística é baseado nas normas internacionais e a OPACC recomenda a utilização das normas internacionais de auditoria pelos auditores certificados autorizados. Tendo em conta esta realidade e o desenvolvimento económico do país afigurou-se importante avaliar se também no que respeita à auditoria interna se verifica o interesse e a evolução que a atividade vem tendo noutros países. O estudo tem como objetivo avaliar a presença da auditoria interna nas grandes organizações de Cabo Verde, públicas ou privadas, conhecer a avaliação do seu contributo para a gestão e os principais aspetos relacionados com a sua organização. No fundo, procura-se entender e compreender o âmbito de atuação de Auditoria Interna e o seu contributo para o desempenho das organizações em Cabo Verde. Em termos de metodologia, e para além da pesquisa bibliográfica, foi dirigido um inquérito às vinte maiores organizações empresariais de Cabo Verde, tendo sido obtidas dezasseis respostas, sete das quais com auditoria interna. Embora todas as entidades reconheçam a relevância da auditoria interna para as organizações, confirma-se que a maioria das entidades que responderam ainda não implementaram e, dentro das que têm a função, na maior parte dos casos a mesma decorre mais de uma obrigação legal ou regulatória do que propriamente de uma manifestação da importância da auditoria para a criação de valor ou como linha de defesa do próprio sistema de controlo interno. Ainda assim, a organização manifestada, a qualificação dos recursos alocados à função e a ideia generalizada da sua importância leva-nos a concluir que também a auditoria interna em Cabo Verde está na senda do progresso.
- Scaling-up the manufacturing of well-characterized mesenchymal stromal cell-derived extracellular vesicles for biomedical applicationsPublication . Fernandes, Ana; Rosa, Sara; Silva, Ricardo; Cunha, Raquel M. S.; Fuzeta, Miguel de Almeida; Calado, Cecília; Carvalho, Carla; Cabral, Joaquim M.S.; Azevedo, Ana; Silva, CláudiaThe platform established herein could be applied to the production of well-characterized SPC-EVs targeting their biomedical use in different settings (e.g. as drug delivery systems), as well as EVs from other parental cells lines (i.e. dendritic cells) in therapeutic settings as cancer.
- A participação das crianças na organização do espaço físico de uma sala de JI - Qual o papel do/a educador/a?Publication . Farinha, Filipa Dias; Rosa, ManuelaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu numa organização socioeducativa privada, com fins lucrativos, situada no concelho de Lisboa. Este estudo foi produzido enquanto educadora estagiária, sendo que o grupo pertencia à valência de Jardim de Infância (JI) e era constituído por 17 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. A investigação decorreu durante quatro meses, tendo por base uma metodologia de natureza qualitativa, desenvolvendo o método de investigação-ação, com suporte num conjunto de instrumentos e técnicas para a recolha de informação. O presente relatório tem como objetivo analisar e refletir a participação das crianças na organização do espaço físico da sala e qual o papel do/a educador/a nesse processo. Neste sentido, delineei objetivos nos quais baseei o meu processo investigativo: (i) identificar estratégias que o/a educador/a pode implementar para promover a participação das crianças na organização do espaço da sala; (ii) modificar algumas das áreas de exploração ativa da sala com as crianças; e (ii) perceber qual a influência da participação das crianças na organização do espaço da sala, nas escolhas das áreas de exploração ativa. A investigação permitiu perceber que o/a educador/a deve ter em consideração as características do grupo - interesses, vivências, fragilidades e potencialidades - que, posteriormente, as interliga com as suas intencionalidades para a prática, construindo estratégias para a participação. Além disto, o espaço da sala é visto como influenciador de escolhas e de vastas experiências, que promove o desenvolvimento holístico e as aprendizagens das crianças. Partindo do referido e envolvendo as crianças num processo de participação, compreendeu-se que esta potencia as escolhas das áreas de exploração ativa.
- Evaluating the impact of culture conditions on human mesenchymal stromal cell-derived extracellular vesicles molecular fingerprint through FTIR spectroscopyPublication . Fernandes, Ana; Pereira, Maria; Ramalhete, Luís; Aleixo, Sandra; Silva, Cláudia; Cabral, Joaquim M.S.; Calado, CecíliaThis work is a step forward into understanding how different culture conditions affect MSC-derived EVs characteristics.
- Espectro de voz de pacientes diagnosticados com ELA bulbar: Análise do declive em bandas de energia de baixa frequênciaPublication . Cordeiro, Hugo; Meneses, CarlosEste estudo apresenta uma comparação entre a análise espetral de vozes de pacientes diagnosticados com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) bulbar e oradores saudáveis. O principal objetivo é entender de que modo esta doença afeta a voz e consequentemente o espectro das vozes dos pacientes. Os espectros são analisados em duas bandas de energia, onde são caracterizados picos de energia e consequentemente também o declive entre estas bandas de energia. Os resultados obtidos permitem concluir que os sujeitos diagnosticados com ELA bulbar apresentam diferenças significativas nos valores médios e variâncias dos picos de energia em relação aos oradores saudáveis. This study presents a comparison between spectral analysis of voices of patients diagnosed with bulbar amyotrophic lateral sclerosis (ALS) and healthy speakers. The main objective is to understand how this disease affects the voice and, consequently, the spectrum of patients' voices. The spectra are analyzed in two energy bands, where energy peaks are characterized and, consequently, also the slope between these energy bands. The results obtained allow to conclude that subjects diagnosed with ALS bulbar present significant differences in the mean values and variances of the peak energy compared to the healthy speakers.