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- O recurso ao jogo didático como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de cidadaniaPublication . Nunes, Inês Narciso; Hortas, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português (PT) e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Este documento é composto por duas partes, a primeira destina-se à caracterização do contexto e da prática pedagógica de 2.º CEB e à análise crítica e reflexiva acerca da mesma. Na segunda parte é apresentado um estudo empírico desenvolvido no 2.º CEB, intitulado “O recurso ao jogo didático como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de cidadania”. A investigação surge do interesse pessoal, assim como das fragilidades e potencialidades das turmas envolvidas no estudo. O estudo pretende contribuir para perceber quais as potencialidades do jogo didático como recurso no desenvolvimento de competências histórico geográficas e de cidadania. O estudo apresenta três objetivos: (i) reconhecer as potencialidades do jogo didático, enquanto recurso a mobilizar em estratégias de ensino da História e da Geografia; (ii) explorar as potencialidades do jogo didático na aprendizagem de factos e fenómenos históricos e geográficos; (iii) compreender os contributos do recurso ao jogo didático no desenvolvimento de competências histórico geográficas e de cidadania. Os resultados obtidos através desta investigação, confirmam que o recurso ao jogo didático na sala de aula é uma mais valia para o processo de ensino-aprendizagem, pelas potencialidades na motivação dos alunos e pela maior facilidade e ludicidade que traz para a construção de aprendizagens. Podemos também afirmar que as situações de jogo didático concorrem para o desenvolvimento de competências histórico geográficas e de cidadania, pois implicam a mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes. Contudo, para que seja possível um efetivo desenvolvimento de competências, as situações de jogo devem ser diversificadas, assim como as tarefas a que os mesmos apelam.
- Positioned numerical semigroupsPublication . Branco, M. B.; Faria, Manuel Caldas; Rosales, José CarlosA numerical semigroup S is positioned if for all s ∈ N\S we have that F(S) + m(S) − s ∈ S. In this paper, we give algorithms to compute the set of positioned semigroups and a criterium to check whether S is or not is positioned. Furthermore, we prove the Wilf’s conjecture for this type of numerical semigroups.