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- "Vamos fazer a casa com massa de cor!" (M.C.): a participação da criança no planeamento da ação numa sala de jardim de infânciaPublication . Andrade, Ana Raquel Lopes; Friães, RitaO presente relatório resulta da caracterização de um contexto socioeducativo e posterior planificação e avaliação da ação enquanto estagiária e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada – módulo II (PPS II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). A PPS II foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa sala de jardim de infância (JI) inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social. A partir da observação direta participante do grupo de JI, constituído por 26 crianças, entre os 2 e os 4 anos de idade, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, através da metodologia de estudo de caso, com os seguintes objetivos: i. Compreender de que forma o grupo participa no planeamento da ação; ii. Compreender de que forma a participação do grupo no planeamento da ação é promovida pela equipa educativa da sala; iii. Compreender a importância da participação do grupo no planeamento da ação. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo e de observações naturalistas, na recolha de informação através de questionário e em referencial teórico relacionado com a problemática. De um modo geral, os dados permitiram concluir que a criança, quando lhe é dada voz, demonstra interesse em partilhar ideias e sugestões, de forma espontânea ou quando questionada, participando assim de forma ativa no planeamento da ação, sendo o papel do educador promover momentos específicos de partilha e tomada de decisões e orientá-los de modo a estimular a participação do grupo. Os resultados sustentam ainda a ideia de que a participação ativa no planeamento da ação é um fator de grande relevância na construção do currículo, permitindo um maior envolvimento da criança e, por conseguinte, uma aprendizagem mais significativa. O presente relatório termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo, suportada com múltiplos referenciais teóricos que abordam a educação de infância como um espaço de partilha e crescimento na relação adulto-criança.