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- As relações de amizade num grupo de crianças de 5 e 6 anosPublication . Pombo, Mariana Caciones; Rosa, ManuelaO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada que ocorreu em contexto de Jardim de Infância. Desta forma, o trabalho desenvolvido desde o dia 7 de outubro de 2019 até ao dia 23 de janeiro de 2020 com um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos foi alvo de análise e reflexão. Para além disto, apresenta-se o trabalho de investigação realizado que emergiu das minhas observações, dos registos escritos e da caracterização do grupo de crianças, cuja questão principal é Como se formam as relações de amizade?. Assim, pretendeu-se conhecer as representações das crianças sobre a amizade, verificar se estas identificam outras crianças como suas amigas, compreender se as relações entre pares decorrem de interesses e/ou características comuns entre as crianças e conhecer a perspetiva das famílias e da educadora cooperante sobre a amizade, através do desenvolvimento de um estudo de caso exploratório que cruzou diversas técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados. Uma vez que o ser humano é um ser naturalmente comunicativo, interage e cria relações com o(s) outro(s) em diversos momentos do dia a dia. À medida que as crianças vão interagindo, estabelecem relações com os pares e aprendem a desenvolver competências sociais. Através da sua ação natural, que ocorre em conjunto com outros indivíduos, as crianças começam a interagir preferencialmente com alguns deles, seja pela partilha de interesses ou pelas suas próprias características, formando assim relações de amizade. Outro aspeto que se concluiu através desta investigação é que, em idade pré-escolar, as crianças já têm as suas próprias conceções sobre a amizade, sendo que estas podem sofrer influência do modo como a educadora e os seus familiares perspetivam estas relações. Para além disto, estas crianças identificam outras como suas amigas, existindo nomeações recíprocas.
- A methodology to study high-speed pantograph-catenary interaction with realistic contact wire irregularitiesPublication . Song, Yang; Antunes, Pedro; Pombo, João; Liu, ZhigangIn high-speed rail operations, the irregularity of the overhead system is a typical disturbance that affects the pantograph-catenary interaction performance. The existing methods, which treat the contact wire irregularities as hard spots, overestimate the negative effect of the irregularities on the contact force, leading to conservative results. In this work, a more accurate methodology aiming to include the effect of contact wire irregularities in the assessment of the pantograph-catenary dynamic performance is proposed. Measured contact wire irregularity data, collected from the Chinese high-speed network, is added to the initial configuration of the catenary model, through a developed Target Configuration Under Dead-loads (TCUD) method. This approach is used here to investigate the effect of the contact wire irregularities on the contact forces. The results indicate that the catenary imperfections have a direct impact on the pantograph-catenary interaction, leading to an increment of the contact forces amplitude, an increase of their standard deviation and an expansion of the contact forces range. A frequency analysis of the results shows that the contact wire irregularity increases the Power Spectral Density (PSD) peaks of the contact force at specific frequencies relevant to the span length and to the dropper spacing.
- Exploração das potencialidades do Quadro de Mensagens para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem em Jardim de InfânciaPublication . Vicente, Inês Cunha Pacheco de Oliveira; Friães, RitaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, inserida no 2ºano do Mestrado em Educação Pré- Escolar, e apresenta todo o percurso vivenciado ao longo de, aproximadamente, quatro meses em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de crianças de 3 e 4 anos de idade. Este relatório ilustra a análise reflexiva e fundamentada da prática realizada, bem como a investigação desenvolvida no âmbito da mesma. A partir das observações realizadas do grupo durante os momentos de exploração do Quadro de Mensagens, um recurso característico do modelo HighScope, onde as crianças participavam e se envolviam ativamente, foi-me possível observar que, através da leitura das mensagens que compunham o dia, objetivo primordial deste momento da rotina, as crianças iam construindo aprendizagens relacionadas com as diferentes áreas de conteúdo. Esta constatação levou-me a investigar as potencialidades deste momento da rotina HighScope e, em específico, do recurso que lhe dá suporte – o Quadro de Mensagens. Para o efeito, defini com o apoio da educadora um conjunto de estratégias de exploração do mesmo, com o intuito de compreender, de que forma este instrumento pode ser explorado em contexto de Jardim de Infância e quais as aprendizagens que podem ser potenciadas a partir dessa exploração. Partindo dos propósitos definidos, enveredei por um estudo de natureza qualitativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação. A recolha de dados passou pelo recurso à técnica de observação direta participante, que me possibilitou reunir notas de campo focadas nos momentos de exploração do Quadro de Mensagens, mas também à técnica de observação indireta, levada a cabo através da realização de entrevistas semi-diretivas às educadoras da organização socioeducativa, com o objetivo de procurar compreender qual a sua visão sobre a importância e potencialidades do Quadro de Mensagens. Procurei ainda através destas entrevistas suscitar a reflexão das mesmas em torno do Quadro de Mensagens enquanto recurso educativo. De uma forma global, considero que os objetivos traçados foram alcançados, observando-se que as estratégias de exploração do Quadro de Mensagens levadas a cabo contribuíram para ampliar os conhecimentos do grupo de crianças, ao proporcionarem, por exemplo, momentos de partilha, de cooperação, de participação, momentos igualmente cruciais na construção de aprendizagens significativas. Ainda que o Quadro de Mensagens seja um instrumento específico do Modelo HighScope, os 9 resultados reunidos mostram que pode ser um recurso potenciador de aprendizagens das várias áreas de conteúdo do pré-escolar.